Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Trio é o vencedor do Nobel de Física por pesquisas com laser

Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland foram anunciados nesta terça-feira

Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland são os ganhadores do prêmio Nobel de Física deste ano. A Academia Sueca anunciou nesta terça-feira (2) que os três dividirão o prêmio de 9 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 4.098.402.

O americano Arthur Ashkin foi premiado com metade do valor por sua pesquisa em pinças ópticas e a aplicação delas em sistemas biológicos. O francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland dividirão a outra metade do prêmio por seu método de gerar pulsos ópticos supercurtos de alta intensidade. Donna Strickland é apenas a terceira mulher a vencer o prêmio desde 1903.

Leia também

Ashkin inventou pinças ópticas que conseguem agarrar partículas, átomos, vírus e outras células vivas com dedos de raios laser. Ele conseguiu que luzes de laser empurrassem pequenas partículas para o centro do feixo e as segurassem ali. Em 1987, o americano conseguiu capturar bactérias vivas sem danificá-las. As pinças ópticas agora são utilizadas para investigar a "maquinaria da vida", de acordo com a Academia sueca.

O comitê irá anunciar os vencedores em Química nesta quarta-feira (3). Os ganhadores na categoria Paz e Economia serão conhecidos na sexta (5) e segunda-feira (11), respectivamente. O prêmio em Literatura foi adiado para 2019.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas