Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

SP já tem 90 voluntários para pesquisa com plasma de curados por coronavírus

Segundo pesquisador, mais pessoas precisam se apresentar para que o estoque de plasma dê conta dos pacientes que participarão dos testes clínicos

A Fundação Pró-Sangue e o Hospital das Clínicas de São Paulo receberam até está segunda-feira (13) a inscrição de 90 voluntários doadores para o estudo clínico dos efeitos do plasma de pessoas curadas do coronavírus em pacientes ainda doentes.

O estudo é realizado por um consórcio formado entre os hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e Hospital das Clínicas, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), USP Ribeirão Preto e a Unicamp. Essas instituições receberam autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para iniciar a aplicação clínica do plasma e conferir os efeitos práticos da substância na recuperação de pacientes ainda internados com a Covid-19.

Leia também

O grupo ganhou o nome de Consórcio Paulista para Estudo do Plasma Convalescente e a coordenação será conduzida pelo Hospital das Clínicas.

Segundo o professor Titular de Hematologia da Faculdade Medicina da USP e Diretor-presidente da Fundação Pró-Sangue, Vanderson Rocha, dos 90 voluntários inscritos para fazerem a doação do plasma, 15 já colheram exames e estão aptos para que a substância seja usada nos pacientes que participarão do estudo. Outros 40 estão em análise clínica.

Rocha afirma, porém, que mais pessoas precisam se apresentar para participar do estudo para que o estoque de plasma disponível dê conta dos pacientes que participarão dos testes clínicos.

"É importante que as pessoas que se curaram participem porque somente 1 a cada 5 voluntários devem preencher os critérios de doação do plasma para os pacientes ainda doentes. Todo voluntário passa por análise, porque não são todos que estão aptos a participar do estudo e fazer a doação", afirma Vanderson Rocha.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas