Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Secretários de Saúde são convocados para combate ao aedes aegypti

Gestores terão conhecimento de dados sobre incidência da microcefalia em Alagoas; Ministério da Saúde confirmou relação com zika vírus

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Cristina Rocha, informou, na tarde desta segunda-feira (30), que, na próxima quinta-feira (3), uma reunião com todos os secretários municipais de saúde de Alagoas vai debater ações conjuntas de combate o aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A mobilização é em virtude de nota do Ministério da Saúde, que confirmou a relação do zika vírus com o crescimento de casos de microcefalia no Nordeste.

De acordo com a superintendente, apesar de o Ministério ter confirmado a ligação, ainda são necessários vários estudos para se chegar a uma conclusão sobre o tema. Contudo, adiantou que é importante que a população siga a combater o aedes aegypti. Nesta segunda, o governo federal revelou que Alagoas já contabiliza 59 casos de microcefalia em 2015.

Leia também

?Estamos acompanhando todo os casos suspeitos relatados à Secretaria de Saúde de Alagoas. Ainda são necessários vários estudos para se chegar a uma solução sobre esta relação entre o vírus e a os casos de microcefalia. Enquanto isso, vamos reforçar a importância do combate ao mosquito em todo o estado?, emendou Rocha. 

A reunião foi convocada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e pela Secretaria de Estado da Saúde. Os gestores terão acesso a um relatório completo acerca da microcefalia, a fim de que medidas sejam tomadas pelo Governo do Estado. A maior preocupação diz respeito à possibilidade de os casos suspeitos 'saírem do controle'. 

Segundo o Ministério da Saúde, os 59 casos de microcefalia foram registrados entre os meses de janeiro e novembro. O último relatório divulgado pela Sesau apontava 42 casos da doença confirmados em todo o estado. Ao todo, 15 casos de microcefalia foram notificados na região metropolitana de Maceió, 21 em Santana do Ipanema, cinco em Delmiro Gouveia, cinco em Penedo, quatro Palmeira dos Índios, três em Arapiraca, e um em União dos Palmares.

O diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, informou que já foram confirmados 1.248 casos de microcefalia, em 311 municípios de 14 unidades da federação. O estado de Pernambuco registra o maior número de casos (646), sendo o primeiro a identificar o aumento de diagnósticos de microcefalia na região.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas