Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Sarampo: tudo sobre prevenção e cuidados

O sarampo é uma doença grave e contagiosa, de natureza viral; sintomas ficam em média de 10 a 12 dias desde a data da exposição

O Brasil vive hoje um momento preocupante em relação ao sarampo já foram confirmados mais de 1.800 casos, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde - sem contar os que ainda estão sob investigação.

O sarampo é uma doença grave e contagiosa, de natureza viral, que pode ser transmitida pelo ar ou contato direto com secreções expelidas por uma pessoa infectada - por meio de tosse, espirro ou fala. As pessoas que estão infectadas podem contagiar as outras cerca de seis dias antes do aparecimento da erupção cutânea e até quatro dias depois. Esses sintomas ficam em média de 10 a 12 dias desde a data da exposição.

Leia também

Pessoas que trabalham na área da saúde estão mais expostas ao vírus e a sua transmissão, por este motivo eles devem tomar duas doses da vacina de Sarampo, Caxumba e Rubéola. Além disso, é fundamental verificar a situação vacinal desses profissionais.

A infectologista Dra. Raquel Muarrek, explica que o sarampo pode ser facilmente confundido com a gripe, já que apresenta quadros como febre alta, dor de garganta, mal-estar e coriza. Além disso, vale ressaltar que a doença compromete a resistência do infectado, podendo gerar complicações severas como pneumonia, sinusite e até mesmo perda auditiva e ocular, além de potencializar os sintomas de quem já sofre com rinite e asma.

Para aliviar os sintomas, o ideal é ficar em repouso, tomar bastante água e manter os olhos, boca e narinas sempre hidratados, assim como fazer a inalação. É necessário procurar um especialista para verificar o tratamento adequado para cada situação.

VACINAÇÃO

De acordo com a Dra. Raquel Muarrek, o grupo de risco são os profissionais de saúde as pessoas que ainda não tomaram a vacina, já que esta é o principal e mais importante método de prevenção do sarampo. Ela deve ser aplicada em duas doses, sendo a primeira assim que a criança completa um ano de idade e a segunda, 15 meses depois.

Quem não teve a doença e não foi vacinado na infância, deve tomar duas doses da vacina tríplice viral até os 29 anos, enquanto indivíduos de 30 a 49 anos devem tomar apenas uma, lembrando que a exceção fica às mulheres grávidas e pacientes imunocomprometidos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas