Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Santa Casa recebe segunda Recertificação Internacional Qmentum

Com isso, a unidade de saúde se mantém no grupo de hospitais que têm o selo de excelência

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió recebeu, na quarta-feira (7), a placa da segunda Recertificação da Acreditação Qmentum concedida pela Quality Global Alliance (QGA). A solenidade foi realizada na sede da unidade, que fica localizada no Centro de Maceió. A Recertificação foi entregue por Rubens Covello, CEO da QGA, ao provedor da Santa Casa Humberto Gomes de Melo.

Com a segunda Recertificação, a Santa Casa se mantém em grupo um seleto de hospitais do Brasil que têm a certificação de excelência Diamond. Humberto Gomes de Melo, provedor da Santa Casa, disse que a conquista demonstra o reconhecimento do compromisso que a instituição tem com os processos de melhoria e aprimoramento contínuos para garantir a segurança dos pacientes.

No momento, Rubens Covello, CEO da QGA – Quality Global Alliance, disse que a placa não é importante apenas para a Santa Casa, mas para toda a sociedade alagoana, pois o hospital, ao longo dos anos, já tem conhecimento do que deve fazer e como devem ser conduzidos os atendimentos. "Certificação de qualidade de saúde não é meta, é ferramenta”, concluiu.

Em abril, quatro avaliadores executaram a revisão de arquivos e fizeram entrevistas, além de observar e analisar os registros realizados pelas equipes assistenciais e administrativas. Eles também conferiram os métodos que permitem rastrear e avaliar as áreas, e de validação da conformidade com os padrões aplicáveis aos serviços.

Artigos Relacionados

“Muitas situações apontadas em visitas anteriores como fragilidades, avançaram e se tornaram, inclusive, destaques citados na reunião de fechamento da avaliação de recertificação. A transformação digital, os investimentos em novas tecnologias, o comprometimento com o processo de melhoria contínua, os programas de Residência Médica, e a responsabilidade Social e Ambiental estiveram em pauta”, destacou Larissa Andrade, coordenadora do Escritório de Excelência.

Ao todo, 24 processos foram avaliados durante os três dias de visita. Entre eles: Governança; Gestão integrada da Qualidade; Planejamento e design de serviços; Gestão de recursos; Comunicação; Capital humano; Preparação para emergências; Fluxo do Paciente; Tomada de decisão baseada em princípios éticos; Prevenção e controle de infecções; Gestão de medicamentos; Estrutura física; Dispositivos e equipamentos médicos; Cuidado centrado na pessoa; Laboratório de análises clínicas; e Diagnóstico por imagem.

Também foram observados os serviços de transfusão; reprocessamento; emergência; internação; cuidados intensivos; perioperatórios e procedimentos invasivos; oncológicos; e os serviços ambulatoriais.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas