Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Problemas para dirigir à noite? Pode ser cegueira noturna

Situação afeta muitas pessoas e dificulta várias tarefas quando o paciente se encontra em um ambiente com pouca luz

A cegueira noturna, ou nictalopia, é um problema de visão caracterizado pela dificuldade ou incapacidade de enxergar à noite ou em ambientes com pouca iluminação. A condição é causada pela deficiência dos bastonetes, tipo de célula responsável pela visão periférica e noturna.

Apesar de não ser uma doença, ela compromete a realização de tarefas simples do cotidiano, como dirigir à noite, caminhar em uma rua escura ou se localizar em uma sala de cinema. Um dos primeiros sinais de cegueira noturna é quando há muita dificuldade para adaptar a visão ao sair de um ambiente claro para outro menos iluminado.

Leia também

“Muitas pessoas pensam que a cegueira noturna atrapalha a visão quando não há luz, mas, na verdade, basta ser um ambiente com menos luz, como, por exemplo, o entardecer ou um ambiente com cortinas sem iluminação artificial. A cegueira noturna costuma ser acompanhada de perda de campo visual, o que levar a tropeços e quedas das pessoas afetadas”, explicam os oftalmologistas Luiz Roisman e Júlia Rossetto, da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro.

Para muitas pessoas, a cegueira noturna é um efeito da miopia, mas de acordo com os especialistas, o problema pode ser causado por outros fatores adquiridos, como deficiência de vitamina A, lesões oculares, diabetes, glaucoma e catarata, ou condições genéticas, como a retinose pigmentar.

A retinose pigmentar é uma doença genética degenerativa que pode se manifestar em qualquer idade e faz a pessoa enxergar, em ambientes com pouca ou nenhuma iluminação, como se estivesse vendo através de binóculos. A cegueira noturna é um sintoma presente nessa condição, pois afeta a retina, região do fundo do olho responsável por captar imagens. Apesar de não ter cura, a doença pode ser tratada para retardar a perda progressiva da visão.

“Entre as principais causas de cegueira noturna, apenas a deficiência de vitamina A pode ser prevenida. A alimentação regular dos pacientes deve ser rica no nutriente, contendo principalmente itens como fígado, gema de ovo e derivados de carotenoide, como cenoura, batata doce, abobrinha e espinafre”, afirma a oftalmologista Caroline Lima, do CBV Hospital de Olhos, em Brasília. Pessoas que realizaram cirurgia bariátrica recentemente devem ter atenção redobrada, pois podem ter deficiência de absorção dessa vitamina.

Além disso, é essencial realizar exames oftalmológicos regularmente, para diagnosticar e tratar precocemente os problemas de visão.

A cegueira noturna pode acometer qualquer pessoa e o tratamento varia de acordo com a origem da condição. Em casos adquiridos, o diagnóstico e cuidado precoce de diabetes ou de glaucoma resultam em melhora significativa da visão do paciente.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas