Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Postos da capital fazem dois exames para diagnóstico de tuberculose

Pelo menos quatro unidades do Município realizam os procedimentos

Está disponível, em três unidades de saúde da capital, o teste tuberculínico ou exame do PPD (derivado de proteína purificada, na sigla em inglês) para pessoas que estiveram em contato direto com pacientes infectados pela tuberculose para descobrir se possuem a bactéria no organismo, mesmo que não apresentem sintomas da doença, evitando o seu desenvolvimento ou transmissão. As unidades são: II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, o PAM Dique Estrada e a Unidade João Paulo II. A informação é da coordenadora do Programa da Tuberculose ligado à Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Tatiana Almeida.

Em junho de 2014, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) encaminhou às coordenações dos programas estaduais e municipais de tuberculose um ofício circular comunicando a dificuldade de aquisição do teste PPD pelo Ministério da Saúde. A razão apresentada foi a suspensão da produção do PPD em nível mundial por dois laboratórios e sem previsão para normalização do abastecimento.

Leia também

O Ministério da Saúde assegurou que o país não ficaria sem o exame, mas estabeleceu um parâmetro para a realização do exame do PPD: menores de 10 anos de idade para concluir o diagnóstico da tuberculose, menores de 15 anos de idade em contato de pacientes com tuberculose e pacientes com coinfecção de tuberculose/HIV.

O teste PPD também é feito no PAM Salgadinho, no Poço, com exclusividade para os pacientes do Bloco I que fazem tratamento da AIDS ou que são portadores do vírus HIV. "É claro que em alguns casos é preciso avaliar cuidadosamente a situação para ver a necessidade do exame. Pacientes em terapia imunossupressora devem fazer o PPD", destaca a coordenadora do Programa da Tuberculose em Maceió, Tatiana Almeida.

A coordenadora lembra que em todas as unidades básicas da capital também está disponível o teste rápido do escarro para o diagnóstico da tuberculose. "É feita a coleta do escarro em pessoas com suspeita da doença. No final do dia um motoboy recolhe as coletas e leva para o laboratório (no II Centro de Saúde) onde é feito o exame da baciloscopia do escarro", explica Tatiana, acrescentando que o resultado pode sair num prazo de dois a três dias.

A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico e para o controle de tratamento da tuberculose pulmonar por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos. Trata-se de um método simples, rápido, de baixo custo e seguro para elucidação da tuberculose, uma vez que permite a confirmação da presença do bacilo. A amostra de escarro é obtida após esforço da tosse (expectoração espontânea).

O exame de baciloscopia de escarro é solicitado aos pacientes que apresentam: tosse por duas a três semanas (sintomático respiratório), suspeita clínica e/ou radiológica de tuberculose pulmonar, independentemente do tempo de tosse, suspeita clínica de tuberculose em sítios extrapulmonares (materiais biológicos diversos).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas