Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Pâncreas artificial ajuda a controlar glicose em crianças com diabetes

Um novo estudo, publicado na revista científica New England Journal of Medicine nesta quinta-feira (16/3), sugere que um pâncreas artificial criado em laboratório

Pode ajudar no controle de açúcar no sangue de crianças entre 2 e 6 anos de idade que tenham diabetes tipo 1.

O pâncreas foi desenvolvido por pesquisadores do Centro de Tecnologia para Diabetes da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos. O órgão tem uma bomba de insulina que utiliza algoritmos de controle avançados baseados em informações de monitoramento de glicose do indivíduo. Assim, ele consegue ajustar a dose de insulina no sangue de maneira personalizada.

Leia também

A pesquisa contou com a participação de 102 crianças com idades entre 2 e 6 anos em três locais diferentes dos Estados Unidos, e 68 delas foram escolhidas aleatoriamente para usar o pâncreas artificial por 13 semanas. As outras foram designadas para um grupo de controle.

Durante todo o experimento, as crianças mantiveram suas rotinas. Os cientistas observaram que aquelas com pâncreas artificial conseguiram controlar os níveis de insulina 12% mais rápido do que o grupo de controle. Durante a noite, esse número subiu para 18%, o que é particularmente importante, uma vez que a hipoglicemia, quando não controlada, pode levar a convulsões ou até à morte.

Os pesquisadores pontuaram que o acompanhamento dos participantes foi feito de forma virtual, uma vez que o pâncreas artificial é controlado por um aparelho eletrônico.

“No final das contas, essa tecnologia melhorou significativamente a glicemia e garantiu a segurança de nossos pacientes mais jovens. Mas, talvez tão importante quanto isso, diminuiu a ansiedade constante dessas famílias sobre os níveis de glicose, especialmente durante a noite”, afirma Marc D. Breton, principal autor do estudo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas