Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Palestra sobre Astrobiologia discute em Maceió temas como a formação do Universo

Encontro ocorrerá no Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, neste sábado (18), às 20h, e discutirá temas referentes à astronomia

Existe vida fora da Terra? Como as estrelas são formadas? O ser-humano é capaz de se adaptar a outro planeta? Todas essas dúvidas serão debatidas e explanadas na próxima palestra promovida pelo Centro de Estudo Astronômicos de Alagoas (CEAAL), no sábado (18), às 20h. A discussão, intitulada de "Stardust", irá ocorrer na sede da CEAAL e abordará questões pertencentes a área da Astrobiologia.

Ministrada por Eduardo Lima, biólogo e sócio da entidade, a palestra pretende explorar o campo da Astrobiologia, uma ciência pouco conhecida entre a comunidade acadêmica, e que se dedica à estudar questões voltadas a formação do Universo e dos mecanismos que deram origem a vida. O objetivo da palestra, reforça o biólogo, é o conhecimento para acessar "novos mundos".

Leia também

"É uma oportunidade das pessoas entenderem que astronomia é um tema relevante, e entender como tudo no universo foi formado, e como nós nos adaptamos na terra. É importante que as pessoas reflitam sobre essas questões", ressalta.


				
					Palestra sobre Astrobiologia discute em Maceió temas como a formação do Universo
FOTO: Andira Miranda

A palestra

Segundo Eduardo, o debate será divido em quatro partes com durações de 30 a 40 minutos de explicação. "Ao longo das palestras, se discutirá a hipótese da evolução química, que se assemelha a teoria mais conhecida e aceita de formação do Universo, o Big Bang", destaca.

Nos primeiros momentos, explica o biólogo, o debate irá tratar sobre criação de átomos, formações de nuvens moleculares, e moléculas importantes para a formação da vida humana. Além disso, Eduardo também pretende levantar questões da história e evolução do homem no planeta.

"Como ocorreu a vida na Terra, partindo de um ponto de evolução química e até de um contexto histórico. Nas partes finais, entraremos no campo da exobiologia, que trata de mundos achados, zonas habitáveis dentro do nosso sistema solar, até da teoria de outras civilizações inteligentes", complementa.

Aberto, principalmente, para os amantes de astronomia, a palestra também contará com a observação do céu por meio de telescópios logo após o debate. A intenção é visualizar elementos da galáxia como a lua, estrelas, e planetas próximos à Terra.

Os debates com temas de astronomia ocorrem uma vez no mês na sede da CEEAL e são gratuitos, além de cursos rápidos com certificados dentro da área.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas