Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Ozempic natural? Saiba vantagens e desvantagens da berberina

Nas redes, suplemento fitoterápico está sendo comparado com medicamento famoso por provocar emagrecimento

Influenciadores têm usado o TikTok para compartilhar vídeos celebrando os efeitos da berberina na perda de peso. A substância, entretanto, tem uma ação no organismo muito diferente do remédio.

O Ozempic é um remédio injetável para tratar a diabetes, que tem a semaglutida como princípio ativo. Ele atua no pâncreas controlando a produção de insulina e diminuindo a de glucagon – hormônios responsáveis pela regulação dos níveis de glicose no sangue – além de agir no cérebro como um inibidor de apetite.

Leia também

O Ozempic passou a ser usado de modo “off label” para facilitar o processo de emagrecimento. E foi aí que apareceu a comparação com a berberina, um suplemento à base de plantas, que tem sido usado em estratégias de emagrecimento.

“Não conhecemos ainda nenhuma substância natural que tenha a mesma capacidade e a mesma utilização do Ozempic. As pessoas estão usando essa história de “Ozempic natural” para vender um produto”, destaca o nutricionista Bruno Rua, de Brasília.

A berberina emagrece?

A berberina é um suplemento obtido a partir de plantas medicinais, especialmente das espécies Phellodendron chinense e Rhizoma coptidis. Ela é vendida em cápsulas que variam na quantidade de miligramas.

Alguns estudos pequenos e de qualidade variável demostraram a capacidade da berberina de aumentar a queima de gordura no corpo, mas, por enquanto, os dados são considerados inconclusivos.

Parte dos nutricionistas garante que o suplemento faz diferença, especialmente, nas regiões do corpo em que há gordura acumulada. “A berberina modifica a forma que o corpo absorve gordura, criando tecidos adiposos marrons, que é um tecido metabolicamente ativo. É como se ela ajudasse na queima de gordura ao transformar o acúmulo que era estável em uma gordura mais disponível para gerar calor”, diz a nutricionista Aline Xavier Maboni, de Brasília.

Efeitos colaterais

Pessoas que usam a berberina podem apresentar desconfortos abdominais variados pela ação da substância no intestino – daí mais um ponto em comum com o Ozempic. Os sintomas costumam ser diarreia e vômitos.

“Temos que tomar cuidado com a sobredose, que pode levar a vários desconfortos. Por isso é preciso sempre se consultar antes de incluir um novo suplemento na dieta, afinal a dose convencional pose ser muito alta dependendo da pessoa, de seu peso, altura e sensibilidade”, diz o nutricionista Antônio Vígolo, da clínica Tivolly, de Brasília, que é pós-graduado em fitoterapia funcional.

A berberina é contraindicada para mulheres grávidas e lactantes.

Riscos à saúde

Os especialistas alertam que o consumo de suplementos – mesmo os naturais – não deve ocorrer sem a orientação de um profissional de saúde. Os componentes da fórmula podem ser perigosos para o organismo do paciente e a mistura de algumas ervas pode ser tóxica.

Além disso, a falta de controle sobre o que está dentro de embalagens é um fator de perigo, por isso o ideal é que as fórmulas sejam feitas especificamente para os pacientes.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas