Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Oxford cria vacina para peste bubônica e quer voluntários para teste

Usando tecnologia semelhante à do imunizante contra a Covid-19, pesquisadores querem acabar com doença que ainda tem casos até hoje

Apesar de a peste bubônica ter acontecido durante a Idade Média, até hoje a doença causada pela bactéria Yersinia pestis ainda é responsável por casos da doença, principalmente em algumas regiões da África e da Ásia. Para erradicar de vez a condição, pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram uma vacina que está pronta para ser testada em humanos.

Usando uma tecnologia semelhante à dos imunizantes contra a Covid-19, a vacina foi testada apenas em animais, mas apresentou bons resultados. Os pesquisadores estão procurando voluntários saudáveis entre 18 e 55 anos para participar do estudo, e cada um receberá cerca de R$ 4,4 mil.

Leia também

A peste bubônica pode ser transmitida para humanos por meio da picada de pulgas infectadas por animais, e entre pessoas por contato com fluidos corporais. Sem tratamento, a doença mata rapidamente — dependendo do tipo de infecção, alguns casos têm 100% de taxa de mortalidade.

Os sintomas iniciais da doença são febre, calafrios, dores e fadiga, que progridem para dor e inflamação nos linfonodos. Se a bactéria entra na corrente sanguínea, pode causar vômitos, diarreia, sangramentos e gangrena em partes do corpo. O tratamento atual é feito com antibióticos, mas precisa de diagnóstico rápido para funcionar.

“Muitas áreas que passam por surtos são remotas, e uma vacina efetiva poderia ser uma estratégia de prevenção de sucesso para combater a doença”, diz Christine Rollier, cientista da Universidade de Oxford.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas