Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Outono: saiba como manter a saúde dos olhos na estação seca

O oftalmologista explica que a lágrima é responsável pela proteção, oxigenação, umedecimento, limpeza da superfície ocular e manutenção de transparência da córnea.

Mal começou o outono e já é possível sentir nos olhos a diminuição da umidade do ar e uma maior concentração da poluição, não é mesmo? As características desta época do ano são ruins para a saúde dos olhos e podem até desencadear certos problemas e doenças.

A síndrome do olho seco e lesões nas pálpebras, como terçol e calázio, são as principais ocorrências oculares do outono.

Leia também

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, de Campinas, a primeira reação dos olhos às alterações climáticas é o ressecamento das lágrimas, que atinge 12% da população e causa o olho seco.

O problema é bastante comum entre mulheres que estão na menopausa. A baixa nos níveis hormonais afeta os tecidos oculares e a composição das lágrimas. Usuários de lente de contato e pessoas que passam muitas horas no computador também costumam vivenciar o problema.

O oftalmologista explica que a lágrima é responsável pela proteção, oxigenação, umedecimento, limpeza da superfície ocular e manutenção de transparência da córnea. Por isso, manter os olhos lubrificados evita cicatrizes e é essencial para enxergar bem.

O especialista deu mais detalhes sobre o assunto no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas