Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Outono: 6 dicas para blindar a pele do clima frio e seco da estação

Com o clima prestes a mudar no Brasil devido à chegada do outono, estação que acompanha os moradores do Hemisfério Sul de 20 de março a 20 de junho, alguns cuidados com a cútis também precisam passar por mudanças.

A época é marcada pela umidade e pelas temperaturas mais baixas. Por isso, pede atenção especial no que diz respeito à pele.

De acordo com a dermatologista e integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Paola Pomerantzeff, o momento deve ser de foco na hidratação. “No outono e no inverno, a pele pode e deve ser hidratada mais vezes durante o dia, porque irá sofrer com o clima e ficar mais ressecada”, explica.

Leia também

Devido à mudança do clima, Paola também pontua a necessidade de adaptar a rotina da pele, pois a cútis pede cuidados específicos a cada nova estação. Levando isso em consideração, o Metrópoles ouviu especialistas que listaram dicas e cuidados a serem tomados durante esta época do ano.

Antes de tudo, conheça o seu tipo de pele

Primordial em qualquer época do ano, conhecer sua pele é essencial para saber quais cuidados tomar — e quais produtos eleger. “Só assim o tratamento adequado irá ajudar também a potencializar os resultados”, explica a fisioterapeuta e especialista em estética Renata Taylor.

“Quando a escolha do produto é errada, os ativos trabalharão de forma contrária ao que a pele necessita, promovendo respostas inadequadas”, pontua a profissional da HTM Eletrônica.

Escolha produtos menos agressivos e com textura mais “grossa”

Conforme explica Paola, o momento pede cuidado com os produtos de limpeza. Como a derme tende a ficar mais sensível neste época do ano, determinados cleansing podem prejudicar seu pH e a barreira de proteção da cútis, a tornando mais sensível e ressecada.

“Durante o outono, algumas pessoas que possuem a pele mais sensível começam a perceber algumas mudanças na sua textura”, explica Pomerantzeff.

Diferente do que é feito no verão, quando o ideal é utilizar produtos mais fluídos, como séruns e géis, o tempo frio pede o oposto. A dermatologista explica que o ideal é apostar naqueles que tenham uma textura mais “grossa” e rica em ativos, como cremes, loções e óleos.

“Se você quiser dar um passo adiante, procure hidratantes que listem ingredientes como ceramidas e ácidos graxos. Eles podem ajudar a compensar uma deficiência nos lipídios naturais da pele e, por fim, auxiliar no reparo da barreira que protege a cútis do frio”, declara a dermatologista Cintia Guedes.

Lembre-se de hidratar os lábios também.

Evite banhos quentes — e não reduza a ingestão de água

Priorize a água morna! “Banhos quentes e demorados durante o outono podem acabar retirando o manto hidrolipídico da pele, um hidratante produzido pelo próprio corpo que atua como uma camada protetora, e causar um ressecamento ainda maior”, alerta Taylor.

“Uma dica de beleza para manter o corpo e a pele hidratados em qualquer estação é beber bastante água”, sugere a profissional.

A hidratação acontece de dentro para fora! Nesta época do ano, apesar das pessoas não sentirem muito calor, o consumo de água é um dos principais aliados na hidratação da cútis.

Aposte nos ácidos

Apesar dos ácidos não serem recomendados no calor, a época mais fria é ideal para tratar a pele com eles — desde que com a orientação de um dermatologista. “No outono e no inverno, devido à menor exposição ao sol, as prescrições de ácidos e peelings aumentam”, pontua Pomerantzeff.

De acordo com a médica, os peelings, se associados a lasers, ajudam a melhorar as manchas e os poros. Quanto aos ácidos, a dermatologista recomenda aqueles que podem reduzir o melasma, como o ácido retinóico, hidroquinona, glicólico e azelaico.

Esfolie a pele

“O esfoliante contém partículas granulares ou enzimáticas que ajudam a remover as células mortas da superfície da pele, tornando-a mais suave, luminosa e com aparência renovada”, explica a dermatologista Lilian Brasileiro, também integrante da SBD.

Seu uso, no entanto, deve ser feito com cautela. De acordo com a médica, a esfoliação excessiva pode fazer o efeito inverso do desejado: irritar a pele, causar vermelhidão e sensibilidade. Também pode piorar as manchas e provocar efeito rebote na oleosidade.

“De maneira geral, o recomendado é realizar a esfoliação uma vez por semana ou a cada duas semanas, o que dependerá do tipo de pele e da sensibilidade individual”, salienta Lilian.

Não esqueça do protetor solar

Tudo bem que o sol não vai aparecer com tanta frequência durante o outono, mas isso não é motivo para deixar de usar o protetor solar. “Um filtro solar de amplo espectro protege a pele do envelhecimento (manchas, rugas e flacidez), de queimaduras e ajuda a prevenir o câncer de pele”, ressalta a dermatologista Cintia Guedes.

Sempre benéfico, ele deve ser utilizado diariamente. Segundo a especialista, o filtro solar também pede atenção à sua composição. A médica sugere priorizar aqueles que contenham extratos e ativos antioxidantes e anti-inflamatórios.

“Esses ativos são importantes, porque nenhum filtro confere 100% de proteção; e nem sempre aplicamos de maneira uniforme e na quantidade adequada”, finaliza Cintia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas