Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

OMS diz que pode levar 6 meses para provar ligação de zika e microcefalia

Órgão observou que evidências de relação são cada vez mais fortes. Reuniões devem discutir controle de mosquito e desenvolvimento de vacina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, nesta sexta-feira (19), que as evidências que apontam para a associação entre o vírus da zika e a microcefalia são cada vez mais fortes, mas ainda pode levar de 4 e 6 meses para provar definitivamente que a relação existe.

Apesar de a OMS reiterar que ainda faltam evidências mais conclusivas sobre a relação entre zika e microcefalia, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, voltou a afirmar, nesta sexta-feira, que o vírus causa microcefalia e síndrome de Guillain-Barré.

Leia também

A organização informou também, segundo a Reuters, que irá convocar um grupo de discussão sobre o controle do mosquito Aedes aegypti para daqui a três ou quatro semanas. O grupo deve avaliar estratégias novas, incluindo o mosquito geneticamente modificado. O Aedes é responsável pela transmissão dos vírus da zika, dengue, chikungunya e febre amarela.

Também foi anunciada uma reunião em março que deve discutir os rumos das pesquisas para diagnóstico e desenvolvimento de vacina contra o vírus da zika.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, 68, fará uma visita ao Brasil na semana que vem, afirmaram ao G1 funcionários do órgão em Genebra. Chan, sanitarista natural de Hong Kong, dirige a organização desde 2007, e vai discutir com a presidente Dilma Rousseff como coordenar os esforços brasileiros para combate ao zika com o plano global contra o vírus, lançado na última segunda-feira (15).

Em 1º de fevereiro, a OMS declarou uma emergência de saúde pública internacional devido ao aumento de casos de microcefalia no Brasil, possivelmente relacionado ao vírus da zika.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas