Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Nutricionistas destacam vantagens do vinagre para a saúde

Funções do ingrediente popular vão muito além de simplesmente temperar refeições. Nutricionistas explicam

O vinagre é um ingrediente popular na cozinha dos brasileiros, e suas funções vão muito além de simplesmente temperar refeições. Ele pode auxiliar, por exemplo, no emagrecimento.

O líquido, produzido a partir da fermentação do álcool etanol, pode ser consumido por qualquer pessoa, sem contraindicações, de acordo com o nutricionista Antônio Vígolo, da clínica Tivolly, de Brasília.

Leia também

“O vinagre não precisa ser usado apenas para temperar saladas. Uma ótima forma de incluir o vinagre na alimentação é fazer um shot matinal, diluindo duas colheres de sopa de vinagre em 200ml de água”, indica Vígolo.

Mas quais são as vantagens do ingrediente para a saúde:

  1. Emagrecimento

O vinagre possui compostos como o ácido acético e a pectina, uma fibra solúvel que absorve água e ajuda a preencher o estômago. Eles contribuem para a quebra das partículas de comida durante a digestão.

O ingrediente também ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, de acordo com o nutricionista Arthur Sampaio, que atende em Brasília. “A ingestão colabora para evitar picos de insulina e, desta maneira, reduz a fome”, destaca.

  1. Alivia a sensação de refluxo

O refluxo ácido ocorre quando há desequilíbrio no pH do estômago, o que irrita a mucosa do órgão e provoca a sensação de queimação depois das refeições. Ingerir o vinagre cinco minutos antes de se alimentar ajuda a aliviar este sintoma.

3. Fortalece o sistema imunológico

Um dos principais benefícios atribuídos ao consumo frequente do ingrediente é o fortalecimento do sistema imunológico. O vinagre de maçã, de fato, tem propriedades antimicrobianas que podem ajudar a combater infecções e promover a saúde geral do corpo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas