Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Mulher morre após contrair ameba “comedora de cérebro”

Antes de encontrarem o parasita alojado no cérebro da paciente, médicos suspeitavam que ela estava passando por câncer


				
					Mulher morre após contrair ameba “comedora de cérebro”
A equipe que atendeu a paciente acredita que a idosa, provavelmente, foi infectada no local onde vivia, que era próximo a um lago. Heliyo

Uma mulher chinesa, de 77 anos, morreu após contrair uma ameba “comedora de cérebro”. O caso ocorreu na China e foi publicado na revista científica Heliyon, em 15 de março.

Ao buscar o hospital, em 2022, a paciente reclamava de confusão mental, dificuldade para caminhar e tonturas. Pelos sintomas, os médicos acharam que ela tinha um câncer cerebral.

Leia também

Os exames mostraram, de fato, uma lesão no cérebro. No entanto, após 9 dias de internação, a equipe realizou uma punção lombar e o exame revelou que ela estava infectada com a Balamuthia mandrillaris, uma ameba rara que pode alcançar o cérebro. De acordo com a literatura médica, esse parasita mata nove em cada 10 pacientes.

Ameba “comedora de cérebro”

Balamuthia mandrillaris (B mandrillaris) é uma ameba de vida livre. Normalmente encontrada na poeira, no solo e na água. Ela migra para o corpo quando entra em contato com feridas abertas ou é inalada.

A equipe que atendeu a paciente acredita que a idosa, provavelmente, foi infectada no local onde vivia, que era próximo a um lago.

A paciente passou oito dias no hospital local, ficando gradualmente confusa e cada vez mais incapaz de falar. Com o tempo, suas vias aéreas ficaram obstruídas, e ela precisou de ventilação mecânica

“Apesar das medidas agressivas de tratamento, a condição do paciente piorou”, escreveu a equipe médica.

A paciente acabou morrendo depois que a família decidiu abandonar o tratamento.

Diagnóstico da Balamuthia mandrillaris

Assim que entra na corrente sanguínea, a ameba viaja para o cérebro, onde causa a infecção da encefalite amebiana granulomatosa. O diagnóstico e tratamento tardio se deve muitas vezes à falta de manifestações clínicas específicas.

De acordo com o CDC , os primeiros sintomas incluem febre, dor de cabeça, vômito, letargia e náusea. No entanto, à medida que a condição progride ao longo de semanas a meses, pode causar convulsões, fraqueza, confusão, paralisia parcial, dificuldade para falar e dificuldade para andar.

Leia a matéria completa em Metrópoles.com

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas