Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Ministério da Saúde registra três novos casos da variante Ômicron em Alagoas, aponta boletim

Estado passa a ter cinco casos conhecidos da nova variante, com um óbito, segundo a Secretaria de Estado da Saúde

O Ministério da Saúde registrou mais três casos de Ômicron em Alagoas, segundo boletim divulgado pelo órgão, na noite dessa quarta-feira (26). Com isso, o Estado passa a ter cinco casos conhecidos da nova variante do coronavírus. Um dos infectados, um homem de 74 anos residente na capital, faleceu, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na quarta-feira (12). O ministério não informou dados sobre os alagoanos infectados com a nova variante.

De acordo com o boletim, o País registra 1.856 casos de Ômicron, com duas mortes em decorrência da nova variante. Há ainda 1.129 casos e dois óbitos em investigação. O Amazonas lidera o número de casos, com 569 registros. Em seguida aparecem Pernambuco, com 290, Paraná (262), Ceará (169), Rio de Janeiro (156 casos e outros 561 em investigação) e São Paulo (121).

Leia também

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, a Ômicron está presente em 16 estados brasileiros — seis deles no Nordeste. Além de Alagoas, há registro da nova variante em Pernambuco (290), Ceará (169), Bahia (61), Rio Grande do Norte (3) e Paraíba (1).

Em nota, a secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite, afirmou que o órgão continuará trabalhando para aumentar a cobertura vacinal, aplicar a dose de reforço na população e minimizar a disseminação das variantes. “Nós estamos com bastante diligência com relação à Ômicron. Analisamos tudo. Estamos elaborando notas técnicas e tentando utilizar todos os conhecimentos que temos na atualidade para nossa atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e no cuidado com os brasileiros”, disse.

Casos da variante ômicron registrado até essa quarta-feira (26)
Casos da variante ômicron registrado até essa quarta-feira (26) | Foto: Reprodução

De acordo com a Gerência do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e com o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), a variante Ômicron, de linhagem B.1.1.529, identificada inicialmente na África do Sul em novembro de 2021, é uma das variantes do SARS-CoV-2 com alto número de mutações, incluindo 26-32 na proteína spike, sendo classificada pela Organização Mundial da Saúde como Variante de Preocupação (VOC) considerando a sua transmissibilidade e resposta de neutralização da vacina.

De acordo com a Sesau, os dados disponíveis ainda são limitados com respeito à sua transmissibilidade, gravidade da doença e potencial de escape imunológico em relação a outras variantes cocirculantes do SARS-CoV-2. A Sesau ainda pede para que todos os alagoanos continuem se cuidando, usando máscaras e mantendo o distanciamento social.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas