Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Ministério da Saúde faz parceria com CVV e ligações passam a ser gratuitas

Centro de Valorização da Vida oferece serviço de prevenção ao suicídio por meio de telefone, chat, e-mail, Skype ou pessoalmente

O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (10), uma parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) que tornará gratuitas as ligações feitas ao serviço de prevenção ao suicídio para todo o país até 2020. Quando a nova estratégia for implementada, o número nacional do CVV passará a ser o 188 e as ligações poderão ser encaminhadas para atendentes voluntários disponíveis em qualquer estado do Brasil.

Hoje, os atendimentos são locais e, caso um posto esteja ocupado com um atendimento telefônico, quem liga naquele momento se depara com a linha ocupada. Além disso, os usuários do serviço têm de pagar pela ligação, atualmente feita pelo número 141.

Leia também

Segundo Antônio Carlos Braga, diretor do CVV, a expectativa é que a novidade permita ampliar o acesso ao atendimento, que pode passar de 1 milhão de ligações atendidas anualmente para 3 milhões.

"É um divisor de águas porque viabiliza um número único e, mais do que isso, gratuito. Até então, quem ligava para o CVV era quem tinha condições de pagar uma conta telefônica e, eventualmente, até um interurbano. A partir do acordo, qualquer pessoa de qualquer aparelho poderá ligar gratuitamente.", diz Braga.

Ele lembra que o Brasil está em sexto lugar no ranking de números absolutos de suicídio. No país, o índice de suicídio perde apenas para homicidios e acidentes de trânsito entre as mortes por fatores externos (o que exclui doenças).

O anúncio foi feito na sede do CVV, em São Paulo, com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros. "É um voluntariado muito efetivo com resultados muito positivos para a sociedade e por isso a minha presença aqui e nossa demonstração de que continuaremos apoiando o CVV para que ele possa ampliar de forma muito significativa seu trabalho e acesso de pessoas a esse apoio que é tão necessário", disse o ministro.

O CVV é um serviço oferecido por voluntários de apoio emocional a pessoas que precisam conversar por meio de telefone, chat online, e-mail, Skype ou pessoalmente. A organização conta hoje com 2 mil voluntários. Para saber mais sobre os serviços oferedidos pelo CVV, acesse o site da instituição.

Serviço será implementado em fases

Desde 2015, o Rio Grande do Sul já tem atendimento do CVV por meio do 188 em ligações gratuitas. Trata-se de um projeto piloto que permitiu a ampliação do atendimento no estado de 250 ligações para 800 ligações diárias.

Os próximos estados que devem receber o serviço são Mato Grosso do Sul, Piaui, Santa Catarina e Rio de Janeiro, onde o 188 será ativado nos próximos meses. O cronograma de quando o serviço passará a ser disponível nos outros estados ainda não foi definido, mas todos os estados deverão ter acesso até abril de 2020.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X