Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Médico sugere testar vários tipos de vinho pela saúde do intestino

Segundo especialista, não basta tomar vinho para melhorar a saúde do organismo: é importante variar as uvas para conseguir os benefícios

Segundo a ciência, beber uma taça de vinho todos os dias pode trazer inúmeros benefícios para a saúde — além de ser saudável para o coração, o líquido também é interessante para manter a microbiota intestinal saudável. Porém, para isso, é preciso variedade: nada de escolher um vinho de estimação, o ideal é sempre procurar uvas diferentes.

O professor de epidemiologia Tim Spector, do King’s College London, no Reino Unido, explica que, assim como acontece com os vegetais e frutas, que devem ser variados na composição da dieta, o mesmo acontece com o vinho.

Leia também

“A diversidade é importante — se você levar em consideração a analogia com a comida, ter uma variedade de uvas na dieta significa que se está ajudando diferentes microrganismos no intestino e promovendo a diversidade deles. Por isso, não fique sempre tomando o mesmo vinho. Teste centenas e milhares de uvas diferentes”, diz o médico.

Em 2019, um estudo liderado por Spector mostrou que pessoas que tomavam vinho tinto tinham uma quantidade maior de bactérias diferentes no intestino, o que não foi observado no vinho branco ou no suco de uva convencional. A diferença da versão tinta é que a casca da uva, que é deixada como parte do processo de fermentação, é rica em polifenois, um composto capaz de reduzir a inflamação do organismo.

Spector lembra que o consumo de vinho deve ser feito com moderação, não passando das duas taças por dia, e que o ideal é encaixar a bebida no almoço, ou antes do jantar, para não atrapalhar o sono. Apesar de o vinho dar vontade de dormir, a qualidade do descanso é afetada por conta do álcool.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas