Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Mais de 3.500 portadores de HIV em Alagoas terão prioridade na vacinação contra a Covid-19

Novo grupo prioritário foi incluído no Plano Nacional de Imunização no fim de março

No fim do mês de março, o Governo Federal anunciou a inclusão de pessoas portadoras do vírus HIV/Aids, com idade entre 18 e 59 anos, no grupo de indivíduos que receberão prioridade para receber a vacina contra a Covid-19. Em Alagoas, essa medida contempla mais de 3.500 cidadãos.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL), até o fim de 2019, haviam 3.495 alagoanos infectados com o vírus. Os dados do ano de 2020 ainda não estão disponíveis, mas especula-se que serão mais de 3.500 pessoas.

Leia também

Segundo a nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde (MS), o HIV/Aids passa a ser considerada uma comorbidade, podendo agravar a ação do novo coronavírus. Portanto, os portadores com idade entre 18 e 59 anos devem ser incluídos no grupo prioritário, se vacinando após as pessoas com 60 anos ou mais. A restrição de idade se dá pelo fato de pessoas a partir de 60 anos já serem priorizadas.

Vacinação em Maceió

Atualmente, a capital alagoana está concluindo a primeira etapa de vacinação ao imunizar pessoas com 60 anos ou mais. Em seguida, o grupo prioritário que inclui os portadores de HIV/Aids com idade entre 18 e 59 anos irão se vacinar. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a inclusão do novo grupo prioritário contempla 2.748 cidadãos.

Além dos portadores de HIV/Aids, também recebem prioridade na vacina: pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; professores do ensino básico; trabalhadores da educação; forças de segurança e salvamento; forças armadas; trabalhadores do transporte e caminhoneiros; portuários e trabalhadores industriais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas