Em um caso raro e inusitado, um homem de 38 anos sofreu uma reação incomum à intoxicação alimentar. Exames revelaram a presença da bactéria Bacillus cereus, comum em alimentos contaminados, em seu pênis — o caso foi relatado no periódico Annals of Medicine and Surgery em 6 de agosto.
O homem, que não foi identificado, procurou ajuda médica após perceber vermelhidão e inchaço no pênis por cerca de uma semana. Ele relatou aos urologistas que os sintomas começaram logo após ter relações sexuais com a esposa, e negou ter sofrido qualquer trauma, laceração ou mordida acidental no órgão durante o ato. No entanto, ele começou a vomitar e a ter diarreia pouco depois de ter as relações sexuais.
Leia também
Os médicos do Centro Médico da Universidade Americana de Beirute, no Líbano, coletaram uma amostra do pênis do homem para testar se havia infecção e para a surpresa deles, foi identificado “um organismo incomum” que geralmente causa intoxicação alimentar como a fonte dos problemas.
Os exames detectaram a bactéria Bacillus cereus, comumente encontrada em alimentos contaminados, incluindo arroz, carne bovina e vegetais. O micro-organismo libera toxinas prejudiciais e pode causar intoxicação alimentar, desencadeando sintomas gastrointestinais, incluindo diarreia, náusea e vômito. “Este é o primeiro caso na literatura que descreve a infecção no pênis”, escreveram os autores no artigo.
Eles explicam que as infecções da pele do pênis são geralmente causadas por lesões e patógenos ou bactérias sexualmente transmissíveis, como estreptococos do grupo A e Staphylococcus aureus.
Leia a matéria completa em Metrópoles.com