Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Glaucoma: confira 5 sinais de doença que pode causar cegueira

Principal causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma é uma lesão nos olhos provocada pela pressão intraocular

Principal causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma é uma lesão no nervo óptico provocada pelo aumento da pressão intraocular. A Sociedade Brasileira do Glaucoma (SBG) estima que até 2,5 milhões de pessoas com mais de 40 anos sofrem do problema no Brasil.

O mal é silencioso: a doença é assintomática no início e a lesão vai evoluindo até que o campo de visão do paciente esteja prejudicado.

Leia também

“O primeiro sintoma perceptível é uma diminuição na lateralidade da visão. No entanto, muitas vezes, nem isso leva a pessoa ao médico, pois ela pode continuar com uma boa visão ao olhar para o horizonte”, explica a oftalmologista Núbia Vanessa, do CBV Hospital de Olhos, em Brasília.

O glaucoma aparece com mais frequência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, dependendo da causa que provocou a pressão intraocular mais elevada.

Os grupos que correm maior risco de desenvolver o problema são os negros, por terem maior tendência a apresentarem pressão alta, as pessoas com mais de 40 anos e os portadores de diabetes. O histórico familiar também é importante para o diagnóstico, cerca de 6% dos pacientes com glaucoma já tiveram outro caso na família.

A médica cita alguns sinais que devem levar a uma investigação sobre glaucoma:

  • Vermelhidão nos olhos;
  • Sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Dor forte e súbita em um dos olhos;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Dores de cabeça frequentes.

A principal recomendação para prevenir o glaucoma são as consultas oftalmológicas periódicas.

Tratamento e cirurgia

O tratamento para o glaucoma consiste em reduzir a pressão ocular para evitar que as lesões no nervo óptico evoluam. O mais usual é o uso de colírios. Em alguns casos, o tratamento pode ser combinado com o uso de medicamentos de via oral.

A oftalmologista Núbia Vanessa afirma que a cirurgia pode ser necessária nos casos em que a pressão ocular é extremamente alta. “Quando o tratamento com colírios não funciona, a intervenção pode ser necessária”, diz Núbia Vanessa.

A cirurgia de glaucoma não recupera a visão perdida, pois os danos no nervo óptico são irreversíveis. O procedimento busca impedir a evolução da doença, possuindo caráter profilático, e não corretivo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas