Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Falta de vitamina D causa alterações no comportamento de adolescentes

Objetivo é que o estudo possa servir de base para a condução de uma nova linha de pesquisas sobre as interferências desta vitamina

Um estudo inédito conduzido pelo professor Eduardo Villamor da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, alega que a carência de vitamina D em crianças pode ser uma das causas para as alterações comportamentais na adolescência que incluem agressividade, ansiedade e depressão.

O estudo divulgado pelo periódico científico The Journal of Nutrition neste mês analisou 3.202 crianças de 5 e 12 anos desde 2006. Além de recolher amostras de sangue, os responsáveis pela pesquisa elaboraram questionários, para cada criança e para os seus pais, sobre a sua alimentação, hábitos gerais, nível socioeconómico, escolaridade, além de dados fisiológicos como peso e altura.

Leia também

Após cerca de seis anos, cada indivíduo - não mais criança - foi novamente recrutado para dar sequência ao estudo, e nesse momento, foi possível detectar a carência de vitamina D na amostra maior dos adolescentes que apresentaram algum tipo de alteração comportamental, em relação ao seu primeiro resultado.

O estudo que foi realizado em parceria com a Universidade de La Sabana e a Fundação para Pesquisa em Nutrição e Saúde, ambas da Colômbia, afirma que estes dados, embora preliminares, possam servir de base para a condução de uma nova linha de pesquisas sobre as interferências desta vitamina no desenvolvimento da criança e do adolescente.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas