Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Estudos mostram que assistir esportes pode ser bom para a saúde

Pesquisa feita por pesquisadoras mostra que fãs de esportes possuem menos probabilidade de terem sintomas depressivos


			
				Estudos mostram que assistir esportes pode ser bom para a saúde
Os fãs de esportes são menos propensos a relatar maiores sentimentos de realização na vida. Getty Images

Ser um fã de esportes, seja assistindo a partidas de futebol do seu time do coração ou aos Jogos Olímpicos, pode ser uma montanha-russa de emoções. Acompanhar as transmissões traz sentimentos incríveis nas vitórias e deprimentes nas derrotas, além de muito estresse no meio do caminho.

Felizmente, o impacto geral é positivo. Pesquisas mostram que fãs de esportes experimentam maior bem-estar do que as pessoas que não o são, e isso provavelmente está ligado aos aspectos sociais de acompanhar os jogos.

Leia também

Um estudo realizado por pesquisadoras da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, e liderado pela diretora da Escola de Psicologia e Ciências do Esporte, Helen Keyes, usou dados de 7.209 adultos com idades entre 16 e 85 anos que vivem na Inglaterra e que participaram da pesquisa Taking Part, encomendada pelo governo local.

“Descobrimos que as pessoas que compareceram a pelo menos um evento esportivo ao vivo no ano passado estão mais satisfeitas, sentem que suas vidas valem mais a pena e são menos solitárias do que os indivíduos que não compareceram”, escrevem as autoras em artigo publicado no site de divulgação científica The Conversation.

Outros estudos já mostraram que pessoas que vão a eventos esportivos presencialmente pelo menos uma vez por ano têm menos probabilidade de ter sintomas depressivos do que aquelas que não os assistem.

Esportes na TV ou internet

Mesmo que você não consiga ir a eventos ao vivo, assistir esportes na TV e online também pode ser bom para o seu bem-estar. Algumas pesquisas mostram que pessoas que acompanham esportes à distância também ficam menos deprimidas, e os sintomas depressivos são ainda menos prováveis ​​para quem os assiste com frequência.

Os fãs de esportes são menos propensos a relatar maiores sentimentos de realização na vida, independente de os assistirem pessoalmente, na TV ou online.

“Todas essas descobertas são correlacionais, o que significa que não podemos ter certeza de qual fator influencia o outro ou se ambos podem ser influenciados por outro motivo (como riqueza ou número de amigos). No entanto, a teoria da identidade social e a pesquisa de imagens cerebrais nos dizem que assistir a esportes pode causar aumento do bem-estar”, afirmam as cientistas.

Identidade social

De acordo com as autoras, o maior efeito positivo de assistir esportes provavelmente é a identidade social.

“Buscamos conexão por meio da formulação de grupos internos: comunidades de pessoas com quem compartilhamos algo em comum. Essas comunidades formam parte de nossas identidades e, por meio delas, encontramos suporte social e emocional”, explicam.

Um bom exemplo de formação em grupo é a comunidade que compartilhamos com pessoas que torcem pelos mesmos times esportivos que nós. Pesquisas mostram que indivíduos que se identificam fortemente com um time esportivo possuem mais probabilidade de se sentirem emocionalmente apoiados por outros torcedores, o que aumenta a satisfação com a vida.

Por meio da identidade social, também são compartilhados os benefícios sociais e emocionais do sucesso entre torcedores. Pesquisadores da KU Leuven, na Bélgica, apelidaram o efeito de “aquecimento na glória refletida”.

No entanto, quando nosso time perde, é mais provável que nos distanciemos para nos proteger de consequências sociais e psicológicas negativas, o que seria uma maneira de eliminar o “fracasso refletido”.

“Não importa se você torce pelo seu time em casa ou no estádio, você pode aproveitar os ‘altos e baixos’ de ser um fã de esportes sabendo que isso traz benefícios, desde que a experiência seja compartilhada com outras pessoas”, finalizam as autoras.

Leia a matéria completa em Metrópoles.com

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X