Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Estudo revela qual fruta incluir no jantar para perder peso

Comum no Brasil, essa fruta, quando consumida no período noturno, ajuda bastante quem quer emagrecer com saúde

Especialista dá dica de fruta para comer à noite quando se quer emagrecer
Especialista dá dica de fruta para comer à noite quando se quer emagrecer | Foto: ProfessionalStudioImages/ Getty Image

Para elucidar os contextos e atitudes que levam ao emagrecimento, cientistas estudam não apenas o papel do alimento no organismo, como também o impacto do comportamento alimentar na redução dos quilos extras.

Pesquisas recentes apontam o ato de jantar em grandes quantidades, além do hábito de comer muito tarde, como dois empecilhos para a perda de peso saudável.

Leia também

Segundo pesquisas, concentrar as calorias da dieta no período noturno está associado ao sobrepeso e a diabetes tipo 2. Esses dados revelam que ingerir um grande volume de calorias à noite não é uma atitude fisiológica para o nosso organismo.

Para se ter uma ideia, a resposta da glicemia após refeições noturnas não é igual à resposta pela manhã. Além disso, a digestão é otimizada durante o dia.

Por isso, trocar refeições calóricas do jantar por um lanche pontual pode ser uma excelente pedida para quem busca “secar”. A ideia é fazer uma boa gestão das calorias, se alimentando bem ao longo do dia, a fim de chegar à noite mais saciado, sem apetite acumulado, se satisfazendo com lanches nutritivos e estratégicos.

Recentemente, um estudo revelou uma fruta que pode ser uma excelente aliada nesta refeição: o abacate. A pesquisa foi realizada com mulheres com obesidade e que tinham síndrome metabólica (glicose elevada e aumento da pressão arterial).

Avaliou-se, então, a resposta metabólica do organismo das participantes após substituírem o jantar por abacate, com apenas algumas gotinhas de limão e adoçantes não calóricos. No contexto alimentar, elas realizavam dietas isocalóricas, ou seja, ingeriam a mesma quantidade calórica que gastavam, sem gerar déficit calórico, mantendo o mesmo nível de atividade física que realizavam antes.

A mudança mais significativa na dieta, de fato, foi a substituição do jantar pelo abacate. Ao final do estudo, todas as participantes perderam quantidade de peso e percentual de gordura de forma significativa.

A justificativa desse emagrecimento, segundo os pesquisadores, se deve ao aumento no consumo de fibras, já que muitas delas consumiam altas quantidades de produtos de panificação no jantar.

As fibras presentes no abacate melhoram a resposta da glicemia, além de fazer milagres pela microbiota intestinal.

A presença de nutrientes como ômega 9, polifenóis, e vitamina E, potentes compostos bioativos com ação antioxidante, melhora a sensibilidade da insulina. Com maior sensibilidade da insulina, a função da mitocôndria também evolui, gerando sensação de saciedade e propiciando a queima da gordura corporal.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas