Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Estudo diz que menos da metade dos doentes da covid-19 na Europa teve febre

Cientistas avaliaram mais de 1400 pacientes contaminados

Um estudo realizado pelo Journal of Internal Medicine aponta que as dores de cabeça e a perda do olfato foram os sintomas mais frequentes entre os pacientes vítimas da covid-19 na Europa. A pesquisa também conclui que, ao contrário do que havia sido dito no início da epidemia, a presença de febre foi constatada em menos da metade dos doentes.

Os cientistas avaliaram mais de 1400 pacientes que tiveram a contaminação pela covid-19 confirmada após um teste e que desenvolveram uma forma menos severa da doença.

Leia também

Cerca de 70% registraram dores de cabeça e perda do olfato. Outros sintomas frequentes assinalados foram o nariz entupido (67,8% dos pacientes), tosse (63,2%), dores musculares (62,5%), coriza (60,1%) e perda do paladar (54,2%).

Essa primeira pesquisa epidemiológica sobre pacientes europeus que manifestaram uma forma menos severa da covid-19 foi lançada pela Federação Internacional das Sociedades de Otorrinolaringologia (IFOS na sigla em inglês).

O objetivo principal do estudo, focado em pacientes na França, Bélgica, Itália, Espanha e Suíça, era avaliar a frequência de perda de olfato (anosmia) e de paladar (ageusia).

No entanto, a pesquisa também chama a atenção para o baixo número de pacientes que registraram febre entre os participantes do estudo. Segundo os dados recolhidos, menos da metade dos doentes testados positivo (45,4%) tiveram a alta de temperatura entre os sintomas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas