Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Entenda por que fumar maconha dá fome

Estudos identificam atividades cerebrais envolvidas nessa vontade repentina de comer

Plantação de cannabis em uma fazenda na Tailândia
Plantação de cannabis em uma fazenda na Tailândia | Foto: Sakchai Lalit/AP

É amplamente conhecido que o consumo de maconha pode induzir à sensação de fome, conhecida no Brasil como "larica". Agora, novas pesquisas nos Estados Unidos revelam mais detalhes sobre como a cannabis estimula o apetite e para que esse conhecimento pode ser usado.

Os pesquisadores da Universidade Estadual de Washington expuseram ratos e camundongos ao vapor de cannabis para estimular áreas específicas do cérebro associadas ao apetite. Eles também analisaram o padrão alimentar desses roedores, incluindo a frequência com que se alimentavam.

Leia também

A DW ouviu especialistas independentes, ou seja, que não fizeram parte do estudo, para saber mais sobre o tema. Para Donald Abrams, oncologista da Universidade da Califórnia, em São Francisco, as descobertas representam uma contribuição valiosa para as pesquisas já existentes sobre o uso medicinal da cannabis.

"Ratos não são pessoas", afirmou Abrams. "Mas, como alguém que frequentou a faculdade nos anos 1960, [eu] sei que a cannabis estimula o apetite".

E isso pode ser útil para ajudar pessoas em tratamento contra o câncer, por exemplo, que têm falta de apetite, mas precisam comer mesmo assim para manter a força.

Cannabis ativa neurônios relacionados ao apetite

Na pesquisa, os cientistas submeteram ratos e camundongos a doses moderadas de vapor de cannabis, em quantidades equivalentes, aproximadamente, às que as pessoas fumam em média.

Inicialmente, os pesquisadores observaram os hábitos alimentares dos ratos e camundongos, constatando que os animais buscavam comida com maior regularidade após serem expostos ao vapor de cannabis.

Em seguida, analisaram a atividade neural nos camundongos e descobriram que a cannabis ativava um pequeno grupo de neurônios específicos no hipotálamo mediobasal.

O hipotálamo é conhecido por regular o apetite, além de desempenhar funções em outras áreas, como a temperatura corporal e o estado de ânimo.

Ao ativar esses neurônios específicos, desencadeia-se uma sequência de sinais neurais ligados à motivação e ao movimento. Em humanos, é esse processo que nos motiva a sair do sofá e procurar por biscoitos e doces nos armários da cozinha.

Como os componentes químicos da cannabis afetam o apetite

Os pesquisadores investigaram como os compostos químicos da cannabis interagem com a atividade cerebral relacionada ao apetite e à alimentação.

A cannabis libera substâncias químicas conhecidas como canabinoides: delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) e canabidiol (CBD).

THC e CBD ativam neurônios no hipotálamo que possuem uma proteína chamada receptor de canabinoide-1 (CB1). Esse receptor é conhecido por aumentar o apetite e estimular a alimentação.

No entanto, a nova pesquisa descobriu que, assim que os ratos em seu estudo avistavam comida, o hipotálamo ativava significativamente mais células contendo o receptor CB1.

Eles testaram isso desativando os neurônios relevantes em alguns ratos e observaram que a cannabis estimulava significativamente menos o apetite.

Uso medicinal da maconha para aumentar o apetite

Cientistas têm estudado as propriedades estimulantes de apetite da cannabis há algum tempo. A expectativa é usar a cannabis medicinal para ajudar a estimular a vontade de comer em pessoas em tratamento de quimioterapia ou que estão enfrentando anorexia.

Medicamentos sintéticos foram desenvolvidos para imitar o efeito da cannabis. No entanto, em alguns estudos - como aqueles voltadas ao tratamento da anorexia - os medicamentos não funcionaram de maneira confiável.

Michelle Sexton, pesquisadora da Universidade da Califórnia, em São Diego, nos Estados Unidos, acredita que isso pode ter ocorrido devido à administração oral dos medicamentos, o que poderia não ser tão eficaz quanto fumar cannabis. No entanto, Sexton disse à DW, por e-mail, que "as evidências sobre os efeitos da cannabis vaporizada no apetite são pouco estudadas."

Abrams disse à DW que, há 40 anos, sugere o uso de cannabis a seus pacientes com câncer, embora não tenha permissão para prescrevê-la.

"A cannabis é o único tratamento anti-náusea que também estimula o apetite. Além disso, é eficaz para lidar com dor, insônia, ansiedade e depressão. Por isso, é algo que eu frequentemente recomendo para pessoas que vivem com e além do câncer."

— Donald Abrams, oncologista da Universidade da Califórnia

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas