Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Entenda por que a vacinação contra a Influenza ocorre anualmente

Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nova composição dos imunizantes para 2023

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em conformidade com as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS), aprovou a composição das vacinas trivalentes contra influenza que serão administradas no Brasil em 2023. A mudança é fundamental para garantir a eficácia da vacina. Com o passar do tempo, o vírus pode se modificar, podendo afetar as suas propriedades, como a transmissão ou a gravidade. É por isso que o imunizante deve ser tomado todos os anos, especialmente pelos grupos prioritários.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

Leia também

A composição das doses aprovadas pelo órgão sanitário norteia as farmacêuticas detentoras do registro de fabricação do insumo para a vacina seguindo padrões determinados pela OMS.

Geralmente, a vacinação inicia-se antes do inverno para que, ao começar essa estação, a população mais vulnerável já esteja protegida. Entre as pessoas prioritárias estão os idosos com 60 anos ou mais, os trabalhadores da saúde, crianças (6 meses a menores de 5 anos), gestantes e puérperas.

Composição da vacina em 2023

Para o ano de 2023, as vacinas trivalentes devem utilizar as seguintes cepas: Influenza A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09; Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N2); e Influenza B/Áustria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas