Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Embrapa desenvolve e passa a vender hambúrguer sem carne

"Novo Burguer" é feito com fibra de caju, proteína de soja, cebola, tomate, pimentão, corante natural e temperos

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu e colocou à venda em uma rede de supermercados do Rio de Janeiro um hambúrguer que tem gosto tradicional, mas que não é feito de carne animal.

O "Novo Burguer" é feito com fibra de caju, proteína de soja, cebola, tomate, pimentão, corante natural e temperos, e tem características sensoriais assemelhadas ao hambúrguer de carne. O alimento está disponível aos consumidores desde dezembro.

Leia também

A pesquisadora Janice Lima, responsável pelo produto, explicou em entrevista à Agência Brasil que o objetivo "não é que as pessoas parem de comer carne, mas dar mais uma opção". Segundo ela, a produção de produtos com proteína vegetal pode ser menos onerosa que a proteína animal.

Especialmente no caso do Novo Burguer que utiliza o bagaço do caju, geralmente eliminado pela indústria de suco ou revendido para alimentação de animais.

O produto foi criado para pessoas batizadas como "flexitarianos" - aqueles indivíduos que apesar de gostarem de carne querem balancear a dieta e buscam reduzir o consumo de carne.

"São diferentes de vegetarianos ou veganos que não gostam do sabor da carne e não querem alimentos que simulem a carne", afirmou Janice.

O produto é fabricado e comercializado por uma empresa de alimentos de Niterói, que tem acordo de cooperação com a Embrapa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas