Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Dia do Rim: Sociedade de Nefrologia irá promover ações gratuitas em AL

Evento acontece no próximo domingo, das 10h às 14h, na Orla da Ponta Verde

“Saúde dos Rins para todos” é tema do Dia Mundial do Rim de 2023. O objetivo é conscientizar sobre eventos desastrosos, naturais ou provocados pelo homem, internacionais ou locais e seu impacto nas pessoas que vivem com doença renal, no seu acesso aos serviços de diagnóstico apropriados e tratamento. No próximo domingo (12), na Orla de Ponta Verde, em Maceió, acontece uma série de ações gratuitas alusivas ao Dia do Rim, celebrado no dia 09.

Estima-se que, no Brasil, haja mais de 10 milhões de pessoas com Doença Renal Crônica (DRC); já em Alagoas, o número aproximado dos serviços de diálise são em torno de 2.220 pacientes em terapia renal substitutiva. Campanhas como essa, do Dia Mundial do Rim, são importantes para mostrar que há como prevenir a doença e sua evolução. Cuidar da saúde de todo o corpo ajuda a proteger também a saúde dos rins.

Leia também

Medidas simples, como praticar exercícios físicos, controlar o colesterol, a glicose, o peso e a pressão arterial; não utilizar medicamentos sem indicação médica; evitar o excesso de sal e carnes vermelhas; e fazer exames periódicos, bem como consultar seu médico com regularidade faz toda a diferença entre ter doenças graves ou uma vida mais longa e saudável. Também é importante fazer exame de urina e dosagem da Creatinina com a frequência que seu médico indicar, especialmente em indivíduos com predisposição a Doenças Renais Crônicas como hipertensos, diabéticos, cardiopatas e idosos.

O Dia Mundial do Rim é comemorado sempre na segunda quinta de março. Este ano será dia 9, nesta data terão atividades educacionais em todos os serviços de nefrologia dos hospitais da cidade.

Já no domingo (12), terá uma ação na rua fechada do Passeio aos Domingos na Ponta Verde, em frente ao Lopana, das 10h às 14h, com a participação dos nefrologistas, equipe multiprofissional e alunos, onde será feita aferição da Pressão Arterial, dosagem de glicose, orientações nutricionais, atividade com profissionais de educação física, panfletagem com informações sobre a prevenção da doença renal.

Ação: Dia Mundial do Rim

Data: 12.03 (domingo)

Horário: 10h às 14h

Local: Orla da Ponta Verde, em frente ao Lopana

Atividades: aferição da Pressão Arterial, dosagem de glicose, orientações nutricionais, atividade com profissionais de educação física, orientações sobre prevenção com nefrologistas e equipe multiprofissional.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas