Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Dia do Dentista: 55% dos brasileiros não vão regularmente ao profissional

A cavidade bucal exerce um papel fundamental na vida das pessoas, seja por aspectos funcionais, como fala, mastigação e alimentação, ou até mesmo, por questões sociais, como aparência e autoestima. Por isso, a frase: “a saúde começa pela boca” é tão verdadeira.

O Dia do Dentista, comemorado nesta terça-feira (25), reforça a importância de manter os cuidados com a saúde da boca, maior cavidade do corpo humano a ter contato direto com o meio externo. Para a cirurgiã-dentista do Hapvida Interodonto, Vanessa Cardeal, a prevenção é a forma mais simples e indolor de evitar problemas.

Leia também

Pesquisa aponta que 55% dos brasileiros não vão ao dentista regularmente

De acordo com dados do Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 55% dos brasileiros afirmam não ir ao dentista pelo menos uma vez por ano. As estatísticas preocupam, já que consultar esse especialista regularmente diminui o risco de desenvolver doenças bucais.

“A boca é uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Por isso, uma boa higiene bucal é fundamental em qualquer fase da vida”, destaca a especialista, ao informar que a periodicidade ideal para a consulta com o cirurgião-dentista é de aproximadamente seis meses.

Vanessa ressalta, também, que a maioria das doenças da boca têm relação direta com fumo, o consumo de álcool em excesso e a má alimentação. Ela também elenca as principais patologias que podem ser desencadeadas devido à higiene bucal precária. São elas: halitose (mau hálito), cárie, gengivite e periodontite, caracterizada por uma infecção grave que atinge as gengivas e que pode destruir o osso maxilar.

Dicas e cuidados

A cirurgiã-dentista dá dicas simples, mas úteis, que podem ajudar o paciente a manter a saúde da boca em dia no dia a dia.

A primeira é utilizar o fio dental diariamente. “Para os bebês, os pais podem limpar a gengiva e a língua com gaze embebida em água entre as mamadas. A partir dos primeiros dentes é importante usar escova de dente apropriada e creme dental infantil”, aconselha.

Um cuidado que deve ser reforçado diz respeito à troca e escolha da escova dental. “Devemos evitar escovas muito desgastadas e com cerdas muito duras. Também é recomendado não exagerar na quantidade de creme dental e no uso de enxaguantes bucais, que não devem ser substituídos pela escovação”.

*Com assessoria do Hapvida

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas