
O dia 7 de julho foi instituído informalmente como o “dia do chocolate”. Apesar de a razão para a escolha da data não estar bem explicada – a lenda é que esse seria o dia que os europeus teriam conhecido o chocolate, existe uma percepção bastante difundida de que todas as oportunidades para saborear a iguaria são bem-vindas.
Além de delicioso, o chocolate pode contribuir para uma dieta rica e equilibrada, se consumido com moderação. A nutricionista Roberta Campos, que trabalha no Rio de Janeiro, afirma que o tipo de chocolate que oferece mais benefícios à saúde é o amargo. “Ele é rico em cacau e com menor teor de açúcar e gordura. O produto no sabor amargo tem entre entre 60 a 85% de cacau e menos açúcar e gordura”, afirma.
Leia também
Alguns estudos científicos destacam que o chocolate amargo, com teor de cacau superior a 70%, representa uma fonte significativa de flavonoides antioxidantes. “Essas substâncias protegem as células contra os danos dos radicais livres e também contribuem para a redução de inflamação e melhoram o perfil lipídico, atuando na diminuição do colesterol LDL, aquele que é considerado ruim”, explica Roberta Campos.
Leia a matéria completa em Metrópoles.com