Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

'Desde a 2ª Guerra a gente nunca observou tantas aberrações éticas', diz infectologista sobre hospitais usarem remédios para Covid sem comprovação

Uma das maiores operadoras de saúde do país é investigada pelo Ministério Público por suspeita de experimentos médicos sem autorização legal no tratamento de pessoas infectadas com Covid-19

Infectologistas criticaram experimentos médicos sem autorização legal no tratamento de pessoas infectadas com Covid-19. Ex-médicos da Prevent Senior, uma das maiores operadoras de saúde do país, denunciaram que foram obrigados a implementar tratamentos sem eficácia e omitir o procedimento dos pacientes e familiares.

A GloboNews teve acesso a um prontuário médico que indicou que um paciente foi submetido a uma sessão de ozonioterapia, por exemplo, prática proibida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). No “kit Covid”, a empresa teria incluído até mesmo suplementos alimentares, como whey. O Ministério Público também investiga a denúncia de que houve prescrição de flutamida, indicada exclusivamente para o tratamento do câncer de próstata.

Leia também

“Eu posso falar que desde a Segunda Guerra Mundial, quando a gente normatizou a ética em pesquisa envolvendo os seres humanos, a gente nunca observou tantas aberrações éticas como a gente está vendo hoje no Brasil”, disse Gerson Salvador, infectologista do Hospital Universitário da USP.

"A comunidade científica, a comunidade médica, a comunidade sanitária internacional, sabe como evitar o agravamento da pandemia - são medidas como distanciamento, higiene das mãos, uso de máscaras e imunização. Lamentavelmente no Brasil as mesmas pessoas que defendem tratamentos que não são eficazes, são contra esse tipo de medida", continuou o infectologista Gerson Salvador.

O coordenador do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio, afirmou que iniciar uma pesquisa sem ter autorização é uma “irregularidade grosseira”, um "retorno às trevas". “Nesses casos de pesquisa não autorizada a responsabilidade por qualquer dano que exista ao participante é exclusivamente dos pesquisadores da instituição que tiver fazendo a pesquisa.”

Não há indicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar pacientes com Covid, nem qualquer estudo científico publicado sobre a eventual eficácia desses medicamentos e tratamentos para o coronavírus. Os riscos também são desconhecidos.

“Quando você faz esse tipo de experimentação, o que você está usando não é um ser humano voluntário, o que você está fazendo é tê-los como cobaia. Esse é o exemplo claro do que é uma treva”, disse Jamal Suleiman, infectologista do Instituto Emilio Ribas.

O "tratamento precoce" ou "Kit Covid" tem sido recomendado pelo Ministério da Saúde, a pedido do presidente, desde meados de 2020. Jair Bolsonaro chegou a afirmar no Twitter que o "tratamento precoce" havia sido comprovado por estudos clínicos, postagem que foi marcada pela rede social com o alerta de que se tratavam de "informações sem comprovação".

Prescrição sem aviso

O CFM diz que o médico têm autonomia para prescrever o remédio que achar adequado ao paciente, mas, segundo os profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19, não é o que acontece na Prevent Senior.

A reportagem teve acesso a conversas de um grupo formado pela equipe da empresa em um aplicativo de mensagens. Em um dos diálogos, um diretor da empresa orienta os subordinados a medicar todos os pacientes com o kit sem avisá-los disso. No mês passado, o Ministério Público de São Paulo abriu uma investigação para apurar a conduta.

De acordo com os médicos, além de obrigados a prescrever os tratamentos, alguns tiveram que fazer plantões nos hospitais da rede quando estavam infectados com o coronavírus.

Um deles trabalhou ao menos cinco dias infectado com a doença e atendendo pacientes. Outro enviou o resultado do teste e a escala de plantões, provando que trabalhou com a doença.

Em nota, a Prevent Senior afirmou que “jamais coagiu médicos a trabalhar doentes” e que respeita a autonomia de seus profissionais.

“A Prevent Senior jamais coagiu médicos a trabalhar doentes, o que foi atestado recentemente por vistorias de conselhos de classe. Todos os profissionais prestadores de serviço afastados, aliás, continuaram a receber salários. Sobre os tratamentos, a empresa dá aos médicos a prerrogativa de adotar os procedimentos que julgarem necessários, com toda a segurança e eficiência e sempre de acordo com os marcos legais, notadamente seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Medicina. Entretanto, como a Prevent Senior não teve acesso aos supostos documentos obtidos pela Globonews, não pode esclarecer detalhadamente os questionamentos", diz a nota.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas