Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Decreto libera reabertura de academias e a volta do Transporte Intermunicipal

Interior de Alagoas avançou para a fase laranja do Distanciamento Social Controlado

Mesmo com redução no número de casos confirmados e óbitos pelo novo coronavírus (Covid-19), a capital alagoana permanece, a partir desta quarta-feira (29), na etapa amarela (risco moderado) do Distanciamento Social Controlado. Já todos os municípios do interior se unem a Região Metropolitana e ao Norte de Alagoas, passando para a fase laranja (risco moderado alto). A informação foi divulgada durante live na noite desta terça (28), pelo governador Renan Filho (MDB).

Apesar de continuar na fase amarela, o novo decreto, que é válido por 15 dias, autoriza a abertura de academias apenas em Maceió e a volta do Transporte Intermunicipal, circulando com 50% da frota total, entre as cidades. As atividades de lojas de rua de até 400 m², salões de beleza e barbearias, com 50% da capacidade total. As igrejas e templos religiosos podem funcionar com 30% da capacidade.

Leia também

Seguindo os protocolos de saúde para manter a segurança das pessoas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Instituto de Identificação também devem voltar a funcionar. ÀGazetaweb, a assessoria de imprensa do Instituto de Identificação explicou que o órgão passará por adequações e que, possivelmente, deve abrir as portas na próxima semana.

Durante a live, o governador Renan Filho voltou a reafirmar que o isolamento e o distanciamento garantiram as condições para que Alagoas conseguisse proteger mais pessoas. Ele ainda explicou que a redução de óbitos por Covid-19 é recente no interior, provocando um tratamento mais conservador em relação a reabertura.

"Praticamente todos os indicadores [da Matriz de Risco] estão verdes. A gente observa que o quadro era bem mais vermelho antes, ficando bem mais verde agora justamente pela melhoria e a ocupação de leitos", explicou o governador.

Renan Filho afirmou que, em parceria com os Municípios, vai aumentar a fiscalização do uso de máscaras e ressaltou que o retrocesso do plano do Distanciamento Social Controlado é possível. Ele também solicitou o apoio da população para continuar usando máscaras, higienizando as mãos e praticando o isolamento social. "É muito importante dizer que a pandemia ainda tem riscos."

Também presente na live, o secretário da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, agradeceu aos profissionais de saúde pelo trabalho que vêm desempenhando na linha de frente da pandemia, além de pedir que a população colabore no combate ao novo coronavírus.

"Queria reforçar a necessidade de que as pessoas que puderem permaneçam em suas casas. Quem precisar sair de casa, saia de máscaras. E que o seu interlocutor também use máscara. A gente ainda passa por um momento de grande atenção", concluiu o secretário.

DISTANCIAMENTO SOCIAL CONTROLADO

O andamento da aplicação do Distanciamento Social Controlado em Alagoas será orientado por uma Matriz de Risco. Para a passagem de uma fase para outra, três eixos estratégicos com seis aferidores servirão como critérios para estabelecer a evolução ou a involução do plano: capacidade hospitalar instalada, evolução dos óbitos e taxa de crescimento.

Já o Distanciamento Social Controlado foi dividido em cinco fases distintas: vermelha (risco elevado), laranja (risco moderado alto), amarela (risco moderado), azul (risco moderado baixo) e verde (risco controlado).

Os setores autorizados a funcionar em cada fase são:

Fase laranja (iniciada no dia 3 de julho em Maceió; no dia 20 de julho nas regiões Metropolitanas e Norte; e no dia 29 de julho em todo o interior de Alagoas ) - lojas do comércio de rua, com até 400 metros quadrados; salões de beleza; barbearias e templos religiosos, com 30% da capacidade.

Fase amarela (início no dia 20 de julho em Maceió) - shoppings centers e estabelecimentos congêneres; bares e restaurantes funcionando com 50% da capacidade; e Transporte Intermunicipal e Turístico, funcionando com 50% da capacidade.

Fase azul (sem previsão de início) - academias, clubes e centro de ginástica, funcionando com 50% da capacidade.

Fase verde (início após todas as fases) - volta presencial de servidores públicos e das aulas presenciais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X