
O consumo em excesso de bebidas adoçadas com açúcar, como refrigerantes, pode impactar a saúde de órgãos específicos, como intestino, fígado e músculos. A descoberta foi feita por pesquisadores indianos a partir de um estudo feito com camundongos. Os resultados da pesquisa foram publicados em fevereiro, no Journal of Nutritional Biochemistry.
Durante o experimento, os pesquisadores deram água com 10% de sacarose (o açúcar comum) para um grupo de camundongos. Esses animais sofreram alterações nos principais processos fisiológicos, moleculares e metabólicos de vários órgãos, mostrando que o consumo crônico do açúcar pode influenciar no aparecimento de doenças como diabetes e obesidade.
Leia também
Em relação à desregulação metabólica, a pesquisa constatou que o intestino delgado desempenha papel central no processo. Isso acontece porque a ingestão excessiva de sacarose gera um vício celular no revestimento intestinal, levando à absorção excessiva de glicose em comparação a outros nutrientes essenciais.
Saiba mais no site Metrópoles, clicando aqui.