Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Conheça vantagens e cuidados com o procedimento queridinho da vez

Procedimento ganhou espaço nas redes sociais e promete uma pele brilhante, sem manchas.


				
					Conheça vantagens e cuidados com o procedimento queridinho da vez
As microagulhas usadas no procedimento devem ser descartáveis, em embalagem lacrada, já que há riscos de contaminação.. Reprodução

Você já ouviu falar do BB Glow? Ele é o procedimento estético queridinho do momento e promete uma pele brilhante, sem manchas, lembrando até um filtro do Instagram. No entanto, ele tem sido visto com cautela por muitos dermatologistas.

De origem coreana, o procedimento consiste aplicação de soros, séruns e pigmentos no rosto por meio de sessões de microagulhamento – uma espécie de caneta ou rolinho com agulhas na extremidade que causam microlesões no rosto por onde os componentes são absorvidos.

Leia também

O objetivo é homogeneizar a pele, camuflando olheiras, manchas de sol, melasma e amenizando as linhas de expressão. O resultado é um rosto com brilho e aspecto de base ou BB cream temporário.

“O microagulhamento são agulhas muito pequenas que vão entrando na pele e removendo pequenos pedacinhos, que serão substituídos por outros pequenos pedacinhos de pele mais saudável, dando esse aspecto de uma pele mais bonita e com poros fechados”, explica a dermatologista Márcia Linhares, titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Após a aplicação, é preciso ter alguns cuidados para garantir o bom resultado. Um deles é não esfregar a pele nas primeiras semanas e não ficar exposto ao sol nos 15 primeiros dias.

“Normalmente, a gente recomenda utilizar cremes de ação reparadores para a pele e filtro solar”, acrescenta a dermatologista Fátima Tubini.

Apesar de não possuir comprovação científica sobre seus benefícios, o procedimento tem o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pode ser aplicado por esteticistas e biomédicos.

No entanto, os especialistas alertam que a técnica pode causar complicações estéticas, como alergias, inflamação da área ocasionando manchas e cicatrizes pelas perfurações.

As microagulhas usadas no procedimento devem ser descartáveis, em embalagem lacrada, já que há riscos de contaminação.

“O problema maior que vejo é que no Brasil o procedimento está sendo realizado por profissionais de áreas muito distintas, sem qualificação profissional, que utilizam agulhas mais profundas e, o que é mais grave, com pigmentos inapropriados. Além disso, o resultado aparente de uma pele com viço, brilho e uniforme pode mascarar uma situação dermatológica que exija tratamento médico”, comenta Joana Darc Diniz, dermatologista e diretora Cientifica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Os profissionais alertam ainda, que a técnica é contraindicada para pessoas que têm diabete, hipertensão, queloides, herpes ou lesão na pele, gestantes ou lactantes e àqueles que fazem regulamente tratamento com anticoagulantes.

“É muito importante sempre consultar um dermatologista, antes de qualquer promessa de embelezamento da pele difundido em redes sociais. Somente o profissional pode avaliar os benefícios ou danos causados por qualquer tipo de procedimento estético”, acrescenta comenta Joana Darc.

Mitos e verdades sobre o BB Glow:

BB Glow ilumina a pele?

Verdade: ele ajuda a iluminar a pele, dando um aspecto mais saudável.

BB Glow oferece proteção solar?

Mito: o procedimento não contém filtro solar, portanto, não tem nenhuma relação com a proteção da pele dos raios solares. Após a técnica, é importante manter o uso de protetor solar diariamente.

BB Glow é um tipo de tatuagem?

Mito: apesar de ser, popularmente, chamado de tatuagem facial, o procedimento não usa tinta de tatuagem. Na aplicação são usados pigmentos minerais que são depositados na superfície da pele.

BB Glow é definitivo?

Mito: A durabilidade da técnica varia de acordo com o tipo de pele e o número de sessões realizadas. Mas, em média, ele tem duração de 6 a 12 meses.

Peles negras não podem fazer BB Glow?

Mito: Pessoas com peles negras podem fazer o procedimento de microagulhamento, mas assim como todos, devem passar por uma avaliação com um profissional de confiança.

Os resultados do BB Glow podem variar?

Verdade: Assim como a maioria dos procedimentos estéticos, os resultados variam de acordo com o tipo de pele, o número de sessões e os produtos usados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas