Mais uma vez o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) volta a registrar estoque de sangue crítico. Isso porque, às 14h desta quinta-feira (17), o órgão contava com apenas 69 bolsas de sangue, o que representa 23% do estoque mínimo necessário, que deveria ser de 300 unidades.
Para se ter ideia da situação crítica, o estoque de sangue do Hemoal contava com apenas um bolsa de sangue O Negativa, que é doador universal e pode ser transfundido para qualquer paciente em caso de necessidade. Mas as demais tipagens sanguíneas também estão deficitárias, sendo a B Negativa (1), A Negativa (4), B Positiva (4), AB Positiva (2) e AB Negativa (0).
Leia também
"Voltamos a registrar redução drástica do número de doações de sangue e temos que estabilizar o estoque, porque estamos às vésperas de um fim de semana e próximos do feriado da Páscoa. Por isso apelamos para que os doadores voluntários possam comparecer ao Hemoal e, àqueles que nunca doaram sangue, decidam praticar este gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas", apela a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.
Quem pode doar
É imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos de idade e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles.