Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Celulite pode proteger mulheres de inflamação no cérebro, diz estudo

Pesquisa americana feita em ratos mostra que a gordura subcutânea, responsável pela celulite, pode atuar diminuindo a inflamação no corpo

De acordo com um estudo americano publicado na revista científica Diabetes, a gordura responsável pela celulite pode proteger o organismo de mulheres contra doenças relacionadas à inflamação, como problemas no coração e demência.

O estudo foi realizado somente em ratos. Os pesquisadores da Augusta University descobriram que as fêmeas com maior nível de gordura subcutânea (que causa a celulite) têm menos inflamação no cérebro do que os machos. Quando as ratinhas passaram por uma lipoaspiração, os níveis de inflamação no organismo subiram.

Leia também

Os cientistas ainda não sabem exatamente como a gordura protegeria o corpo, mas pesquisas anteriores sugerem que ela estaria relacionada ao estrogênio, o hormônio feminino que age como um anti-inflamatório natural.

Apesar da descoberta, os pesquisadores reforçam que as mulheres não devem engordar de propósito para ter celulite — a obesidade é uma condição relacionada a vários problemas de saúde e pode causar uma série de doenças crônicas.

Gordura perigosa

Os responsáveis pela pesquisa apontam que o tipo de gordura mais perigosa é a visceral, que fica localizada debaixo dos músculos e ao redor dos órgãos.

Durante a menopausa, as mulheres passam a produzir menos estrogênio e a quantidade de gordura visceral tende a aumentar, multiplicando também o risco de doenças crônicas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas