Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Câncer no couro cabeludo: saiba como prevenir e quando se preocupar

Especialistas explicam diagnóstico e tratamento do câncer no couro cabeludo. Também alertam para sinais que precisam ser observados

A exposição solar é um fator de risco para o surgimento do câncer de pele. Qualquer área do corpo está sujeita ao aparecimento de tumores, inclusive o couro cabeludo. No verão, a necessidade de proteger a cabeça é ainda maior por conta da alta incidência de raios UVA e UVB. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia (SBTri), Luciano Barsanti, existem três tipos de câncer que podem aparecer no couro cabeludo: melanona, carcinoma baso celular e carcinoma espinocelular. Apesar de mais sério, o melanoma é menos comum do que os carcinomas.

“Todos têm causas e diagnósticos idênticos, mas os prognósticos são bem diferentes”, explica o médico. “O melanona é o mais invasivo e, se não tratado, pode causar metástase em outros órgãos“, completa Barsanti.

Leia também

A recomendação dos especialistas é que se conte com a ajuda de alguém próximo para realizar uma verificação do couro cabeludo ao menos uma vez por mês. “Basta alguns minutos, de preferência sob a luz natural, para verificar alguma mudança na região”, sugere a dermatologista Patrícia Mafra, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Verificação de sintomas e diagnóstico

As pessoas devem buscar um dermatologista caso encontrem os seguintes sinais suspeitos no couro cabeludo:

  • Feridas e machucados que não cicatrizam;
  • Alterações em pintas preexistentes, como mudanças no tamanho, forma ou cor;
  • Verrugas e espinhas que não desaparecem.

No consultório, o médico examina o couro cabeludo com o scanner tricoscópico, equipamento que aumenta a imagem da superfície do couro cabeludo em até 10 mil vezes. A confirmação e o estágio de gravidade do tumor são mostrados por biópsia.

Causas e prevenção

O câncer de pele está associado a uma predisposição genética – sendo mais comum em pessoas de pele clara. No entanto, o principal fator externo para o surgimento do tumor é a exposição solar.

Neste sentido, Barsanti destaca o valor da prevenção. “A melhor medida contra os cânceres de couro cabeludo é a utilização de chapéus ou bonés confeccionados com tecido de proteção 100% UV” afirma. A recomendação é ainda mais rigorosa para pessoas que perderam os cabelos, já enfrentaram um câncer ou têm histórico na família.

O médico esclarece que a utilização de filtro solar no couro cabeludo não é recomendada, ainda que a pessoa seja careca.

Tratamento

O tratamento mais comum para o câncer no couro cabeludo envolve a retirada completa da lesão por meio de cirurgia. Em casos onde o procedimento cirúrgico não é possível, o tumor pode ser tratado com radioterapia. Também há opções com quimioterapia, terapia fotodinâmica, crioterapia e cauterização.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas