Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Buraco negro no centro da galáxia “está passando fome”, diz cientista

Primeira imagem do Sagitário A* foi divulgada nessa quinta-feira (12/5) por um consórcio de astrônomos

O astrofísico Roger Blandford, na Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos, afirmou que o buraco negro presente no centro da nossa galáxia, a Via Láctea, “está passando fome”. A primeira imagem do Sagitário A* foi divulgada nessa quinta-feira (12/5) pelo consórcio de cientistas Event Horizon Telescope (EHT).

Conforme Blandford, o buraco negro não tem se alimentado bem. A dieta dele consiste em luz e poeira de estrelas ao seu redor, mas o Sagitário A* estaria sem comer há anos.

Leia também

O buraco negro no centro da Via Láctea possui 6,5 milhões de massas solares e foi descoberto graças à tecnologia de vários telescópios espalhados pela Terra. O Sagitário A* está localizado a uma distância de 26 mil anos-luz.

Ele é considerado um buraco negro pequeno e inativo. Em 2019, o mesmo grupo de cientistas revelou, pela primeira vez na história, a imagem de um objeto gigantesco no centro da galáxia Messier 87: era o buraco negro M87*.

Em comparação, o M87* tem 6,5 bilhões de massas solares. Localizado a uma distância de 53 milhões de anos-luz da Terra, o buraco negro é considerado um dos maiores do universo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas