Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Automedicação pode agravar problemas de saúde durante a pandemia, alerta especialista

Uso irracional de remédios pode provocar a criação de resistência ao uso de antibióticos, segundo a farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mirela Quirino

O uso indiscriminado de medicamentos, principalmente em tempos de pandemia, quando os leitos de emergência estão sobrecarregados, pode agravar problemas de saúde, segundo a farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mirela Quirino.

“Entre outras coisas, há o risco do paciente ter uma complicação porque se intoxicou, por exemplo, precisar de um atendimento de emergência e não haver leito disponível. Nessa situação, se ele chegar a conseguir atendimento, vai sobrecarregar ainda mais os hospitais que já estão cheios por conta da Covid-19”, disse a especialista.

Leia também

Além disso, Mirela explicou que o uso irracional de medicamentos pode provocar a criação de resistência ao uso de antibióticos, que podem não funcionar quando o paciente realmente precisar dele. Outro fator de risco é que os remédios podem mascarar sintomas de um problema de saúde mais grave.

“Todo medicamento que sai das nossas farmácias é com receita, então não tem como o usuário fazer automedicação. Temos esse cuidado de promover o uso racional dessas substâncias para que não sejam utilizadas de forma perigosa”, afirmou Mirela Quirino.

Segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso racional parte do princípio que o paciente recebe o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas doses individualmente requeridas para um adequado período de tempo e a um baixo custo para ele e sua comunidade.

*com informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas