Após um caso de sarampo registrado em um morador de Arapiraca, a Secretaria de Saúde do município ampliou as ações e, a partir de agora, o atendimento à população, nas salas de vacinação dos centros de saúde, acontecem aos finais de semana.
A Superintendência de Vigilância em Saúde informou que o paciente diagnosticado com sarampo está bem e segue acompanhado pela equipe das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.
Leia também
"Todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) foram tomadas, incluindo o bloqueio vacinal dos seus contatos", ressaltou Aglaí Tojal, superintendente de Vigilância em Saúde.
Ampliação
O funcionamento usual das salas de vacina acompanha o período de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, durante todo o ano, realizando a imunização da população.
Após a notificação de um caso de sarampo, o Município organizou estratégia de ação com o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade dos cuidados, observação dos sintomas e da imunização contra o sarampo.
Além da vacinação que já acontece nas unidades, equipes de saúde realizam busca ativa da população, com idade entre 1 a 49 anos, que não tomou a vacina; vacinação dos profissionais de saúde; e contato com as escolas para acompanhamento do cartão de vacinas.
Outras duas medidas tomadas pela Prefeitura de Arapiraca são a abertura de sala de vacina também aos sábados, nos Centros de Saúde do Município, e aos domingos, no 5º Centro de Saúde, que já funciona também nos finais de semana e feriados, com o serviço do Pronto Atendimento.
*Com informações da Prefeitura de Arapiraca