Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Alongamentos fazem bem, mas também podem causar danos

Médico ortopedista explica que, sem a execução adequada, o alongamento pode forçar a articulação e causar prejuízos ao corpo

O alongamento bem feito antes de um treino é fundamental para evitar uma distensão muscular ou uma cãibra. No entanto, quando feito errado, o exercício pode prejudicar as articulações do corpo, como o quadril. Segundo o ortopedista David Gusmão, existem circunstâncias em que o alongamento pode agredir significativamente essas partes do corpo.

Para o médico, é um equívoco rotular erroneamente algumas pessoas como sendo muito “rígidas”. Na realidade, existem indivíduos que, devido à estrutura de uma articulação específica, podem ter dificuldade em executar determinados movimentos.

Leia também

Ao realizar um alongamento, recomenda Gusmão, é importante considerar, em primeiro lugar, o conforto dos músculos e tendões e também a saúde da cápsula articular de uma articulação. Para isso, o ortopedista recomenda que não se faça o exercício respeitando algumas regras.

O ideal é não forçar

Os alongamentos mais conhecidos, como puxar o joelho em direção ao tronco, levar o joelho para o lado oposto enquanto deitado, ou o alongamento estilo “borboleta”, são exemplos de ações que podem ser prejudiciais para o quadril se não forçadas. É importante respeitar essas limitações e realizar os alongamentos de forma correta.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas