Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

“Ainda não estamos no final da pandemia”, diz diretora da OMS

Mariângela Simão afirma ser improvável que a variante Ômicron, do novo coronavírus, seja a última e diz que vírus deve se tornar endêmico

A diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, afirmou nesta segunda-feira (17/1), em entrevista à Globo News, que ainda não é possível dizer que a pandemia de Covid-19 está no fim.

Mariângela ressaltou que não é o momento para baixar a guarda, uma vez que a variante Ômicron tem se mostrado mais transmissível do que as anteriores, levando o sistema de saúde a ficar sobrecarregado.

De acordo com a brasileira, é improvável que a variante seja a última porque ainda existe uma grande parcela da população mundial que não foi vacinada sequer com a primeira dose.

“Onde o vírus circula mais livremente, cria-se um ambiente favorável para o surgimento de mutações e, possivelmente, uma nova variante”, afirmou.

“Esse vírus tem feito muitas surpresas. Ainda não é possível dizer que a gente está no final porque é um vírus muito versátil, ele faz mutações com facilidade. O que a gente pode esperar – e já há uma discussão acontecendo globalmente – é que ele parece que vai virar endêmico. A gente vai conviver com ele por mais anos”, contou.


Vacinação
A diretora-geral adjunta de acesso a medicamentos e produtos farmacêuticos da OMS afirmou que as vacinas continuam efetivas para diminuir casos de hospitalização e morte, mas precisarão ser adaptadas no futuro para fórmulas que evitem também a transmissão e infecção.

“A maior parte dos casos de pessoas que evoluem para a necessidade de hospitalização é de não vacinados“, disse.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas