Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Adolescentes sedentários levam hábito para a fase adulta, diz estudo

Maioria dos adolescentes americanos não se exercita o suficiente

A maioria dos adolescentes americanos não se exercita o suficiente, e eles frequentemente mantêm seus hábitos sedentários quando entram na fase adulta, segundo um estudo publicado pela revista médica "Pediatrics".

Mais de 9 a cada 10 adolescentes americanos não fazem o mínimo de 60 minutos diários de atividade física de moderada a vigorosa recomendada pelos Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Leia também

"Inatividade física é um dos maiores preditores de obesidade na infância e adolescência, o que leva a um aumento da incidência da obesidade e da síndrome metabólica nos adultos", diz o autor do estudo Kaigang Li, pesquisador da Universidade do Estado do Colorado em Fort Collins.

A obesidade mais do que dobrou entre as crianças e quadruplicou entre adolescentes nos últimos 30 anos nos Estados Unidos, segundo o CDC.

Mais de um terço das crianças e adolescentes americanos estão atualmente com sobrepeso ou obesidade, o que os coloca em risco para doenças cardiovasculares, diabetes, problemas nas articulações e nos ossos, apneia do sono e questões psicológicas como baixa autoestima.

Para avaliar os níveis de atividade física em adolescentes, Li e colegas acessaram os hábitos de exercício em uma amostra de 561 estudantes do ensino médio de 44 escolas representando comunidades urbanas, suburbanas e rurais.

No início do estudo, quando os participantes tinham 16 anos em média, os pesquisadores lhes pediram para usar rastreadores de atividade física por uma semana para ver o quanto de atividade física faziam.

Nesta fase, os estudantes faziam em média 27 minutos de exercício por dia de segunda a sexta. Um ano depois, esse tempo subiu para 29 minutos e depois baixou para 28 minutos no último ano do ensino médio e um ano após completar a escola.

Os finais de semana eram ainda piores, quando os participantes se exercitavam por apenas 20 minutos diários.

"A atividade física na transição para a fase adulta é importante para todos os indivíduos, e padrões de atividade começam cedo na vida e persistem até a fase adulta", disse o médico Ravi Shah, pesquisador da Escola de Medicina de Harvard. Ele não está envolvido no estudo.

"Engajamento em atividades na escola, eventos comunitários e exercício supervisionado, além de programas de perda de peso para crianças que precisam serão importantes para prevenir doenças cardiovasculares nos anos seguintes."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas