Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

5 mitos e verdades sobre os efeitos da poluição na pele

Cláudia Coral, farmacêutica especialista em ativos e vice-presidente da Galena, tira todas as suas dúvidas

A poluição envelhece a pele? A luz artificial causa danos ao rosto? E quais são os efeitos das ondas emitidas pelos telefones celulares?

Para tirar todas as suas dúvidas sobre os efeitos da poluição na pele, Vogue convidou Cláudia Coral, farmacêutica especialista em ativos e vice-presidente da Galena, para revelar os 5 maiores mitos e verdades sobre o assunto. Tome nota!

Leia também

1. Não é possível proteger sua pele da poluição do ar ou da eletromagnética.

MITO. Muitos pensam que como a poluição está no ar, ou em forma de ondas eletromagnéticas, não há o que fazer para proteger a pele. Na verdade, existem variados ativos que, com diferentes mecanismos de ação, conferem tal proteção. Eles podem funcionar como uma segunda pele, ter ação antioxidante, quelantes de metais, diminuir os danos da radiação... O importante é que todos protejam a pele contra o acúmulo de poluentes e contra a radiação eletromagnética.

2. O uso de aparelhos elétricos e eletrônicos favorece o envelhecimento da pele.

VERDADE.Com o avanço da tecnologia e mudanças no estilo de vida, as pessoas ficam cada vez mais em contato com televisores, smartphones, computadores. Segundo a Agência Brasil, em média, os brasileiros passam por dia 4 horas e 59 minutos diários na Internet e 4h e 31 minutos assistindo a TV durante os dias da semana e, nos finais de semana, os números são bem próximos a isso. Desta forma, somos muito impactados por toda a radiação eletromagnética emitida, estimulando a frequente inflamação da pele e consequente envelhecimento.

3. Apenas a radiação ultravioleta causa danos na pele; em ambientes fechados, a pele está completamente protegida.

MITO. Não é apenas o sol que emite radiação e danifica a pele. Em ambientes fechados e isolados da radiação solar, a pele ainda recebe radiação que a danifica. Essa fonte de radiação pode vir das lâmpadas usadas em casa e até da luz emitida pela tela do computador. Esta luz visível induz a produção de radicais livres na pele, e isso favorece o envelhecimento da pele e aparecimento de manchas, por exemplo. Uma forma de prevenir e amenizar os danos causados pela luz visível é o uso de filtro solar e cosméticos específicos.

4. A poluição eletromagnética modifica muitos fatores na pele.

VERDADE.Não é possível enxergar as ondas eletromagnéticas, mas convivemos com elas o tempo todo. Telefones celulares emitem radiação eletromagnética, por exemplo, por isso estamos sempre expostos a esse tipo de poluição. Como a pele é nossa primeira barreira de proteção, ela é largamente afetada. Essas ondas induzem ao estresse oxidativo celular, o que causa danos em componentes das células, além de danos ao DNA, alterações no processo de regeneração celular e envelhecimento. Tudo isso irá afetar a estrutura e aparência da pele.

5. A exposição à poluição afeta toda a população de forma igual.

MITO. A poluição ambiental pode acontecer por causa de diferentes substâncias, originadas da emissão de gases e materiais particulados. Esses materiais são partículas extremamente pequenas constituídas por uma mistura complexa de sólidos com diâmetro reduzido, que podem permear na pele e cabelo e se originam principalmente da queima de combustíveis fósseis, emissões de amônia na agricultura e emissões decorrentes de obras e pavimentação de vias. Os poluentes modificam a composição normal do ar, água e solos, causando danos aos seres vivos e recursos naturais. Os efeitos que cada poluente terá na saúde humana dependem de vários fatores e, além do tamanho da partícula, deve-se considerar o tempo de exposição, quantidade de poluente que a pessoa é exposta, suscetibilidade individual, idade e local onde a pessoa mora. Assim, essas condições determinam a extensão dos danos à saúde que a poluição trará, e variam de pessoa para pessoa. Mas algo é certo: a poluição é nociva para todos! Por isso a segurança e medidas de diminuição da poluição devem ser sempre uma prioridade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas