Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CARNAFOLIA

Maceió tem carnaval: artistas locais e escolas de samba agitam capital

Rua Sá e Albuquerque terá o frevo ecoando das 16h às 18h; já na Praça Dois Leões, as bandas estarão presentes, garantindo a folia de maceioenses e turistas

Maceió mal curou a ressaca das prévias carnavalescas e já tem programação para a folia de Momo propriamente dita. O histórico bairro Jaraguá é um dos pontos que vai agitar a festa daqueles que optaram passar os quatro dias de carnaval na capital alagoana, mas não querem ficar longe dos festejos.

Este ano, Maceió – que tem uma ocupação hoteleira de mais de 90% no carnaval, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) – preparou uma programação para os foliões na Rua Sá e Albuquerque e na Praça Dois Leões. Também haverá apresentações culturais na orla da capital.

Leia também

A programação, divulgada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), tem um toque especial: os maceioenses terão um espaço exclusivo para torcer em ritmo de festa pela escola de samba do Rio de Janeiro Beija-Flor de Nilópolis.

Ela vai homenagear a capital alagoana e o ilustre carnavalesco Benedito dos Santos, mais conhecido como Rás Gonguila, que fez história no carnaval de rua de Maceió nos anos 1930.

O desfile da escola de samba acontece no domingo (11), a partir das 23h, e será televisionado no QG do Rás Gonguila, que será instalado na Praça Dois Leões. Já na Quarta-Feira de Cinzas, a população também poderá acompanhar no espaço, em tempo real, a apuração dos votos.

Neste sábado, primeiro dia de carnaval, o frevo começa a ecoar às 16h e vai até às 18h, na Rua Sá e Albuquerque.

Depois, na Praça Dois Leões, o público poderá acompanhar as apresentação de artistas locais, de ritmos como samba, pagode e axé. Das 18h às 20h a festa será comandada pela banda Mô Fio; já a partir das 20h, a banda Samba Lelê agita os foliões.

No domingo (11), a programação conta, às 18h, com a banda Boca de Forno; às 19h30, com a Forrozão das Raios; e às 21h será a vez da banda Cai Dentro. Na segunda-feira (12), a banda Lela Brito anima o público às 18h; e às 20h, Jéssica & Banda sobem ao palco.

A terça-feira (13) fecha o carnaval com muito agito, a partir das 17h, com a banda Sabaki. A partir das 19h, um arrastão com trio elétrico, puxado por Naná Martins, sai do Estacionamento de Jaraguá, passa pelo Coreto e volta para o local de início.

O presidente da FMAC, Myriel Neto, considera que a programação promove o bairro Jaraguá, além de valorizar os artistas da terra. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. Iremos valorizar o artista da terra, movimentar a economia e ver nossa Maceió representada na Marquês de Sapucaí com a Beija-Flor. Levaremos muito frevo, samba e folia para nosso amado Jaraguá, com uma festa para toda a família e para todos os gostos”, disse.

ESCOLAS DE SAMBA DESFILAM NA ORLA

A orla da Ponta Verde vai ser palco do desfile da Liga das Escolas de Samba Independentes de Maceió, com três agremiações se apresentando na segunda-feira (12), às 20h. São elas: Escola de Samba Girassol, Gaviões da Pajuçara e Unidos do Poço.

A Escola Gaviões da Pajuçara será a primeira a ganhar a avenida. Ela foi fundada em 12 de maio de 2000, levando tradição do samba no pé, cultura, brilho e alegria há mais de 20 anos. A agremiação se deriva do bloco tradicional Bonecos da Cidade e, atualmente, tem 800 participantes, a maioria deles da comunidade e bairros vizinhos.

A segunda escola a se apresentar é a Girassol. Sua história começa em 1983, quando foi criada pelos jogadores do time Ipiranga, que transformaram um bloco de rua na escola de samba e escolheram o azul e o amarelo como as cores oficiais do grupo.

Já a escola Unidos do Poço será a última a desfilar na avenida. De história, ela é a primeira. É o grêmio recreativo mais antigo em atividade de Maceió, fundada em 15 de novembro de 1955. São 64 anos de carnaval.

O presidente da escola Gaviões da Pajuçara, José Hilton Lopes Feitosa, diz que o desfile vai ter muito brilho e samba. “Quem for não vai se arrepender, porque a gente está caprichando na fantasia, na coreografia, vai ser muito bonito”, finalizou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas