Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CARNAFOLIA

Carnaval da Liga promete levar milhares de foliões às ruas de Maceió

Jaraguá Folia terá grandes blocos na orla e show de Elba Ramalho

A alegria, as cores e o clima de carnaval já toma conta dos bairros da periferia e das áreas centrais da capital alagoana. A expectativa maior fica para os grandes desfiles que tomarão conta da orla marítima nos bairros Pajuçara e Ponta Verde, além, claro, do Jaraguá Folia, que deve lotar o bairro histórico.

Depois de dois anos sem a folia com a massa de foliões tomando conta do asfalto, este ano a festa vai ser maior, com um final de semana a mais. Isso, graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Maceió, juntamente com a Liga Carnavalesca de Maceió.

Segundo o presidente da Liga, Dinho Lopes, a expectativa para os dias de festa é a melhor possível, até porque o povo está com vontade de brincar e, segundo ele, a Prefeitura quer fazer uma festa histórica.

“Isso é uma programação que foi muito trabalhada e contou com muito apoio. Esse evento é muito importante para Maceió. Alimenta a cadeia produtiva, com as lojas de confecções, as costureiras, serigrafias, mais de mil músicos devem ser contratados, outra quantidade boa de seguranças, ambulantes trabalhando no entorno, restaurantes da orla, barracas, bares, motoristas de aplicativos. É muita gente sendo contratada para emprego e renda, mesmo que temporário”, enfatizou Dinho.

Ele destaca que a marca do pré-carnaval é a mistura de ritmos como frevo, samba e axé, com muita paz, infraestrutura e, também, a inclusão. Essa, inclusive, passa a ser uma marca do Carnaval da Liga, porque traz para a rua pessoas que nunca tiveram a oportunidade de brincar numa festa pública e gratuita.

“Não podemos esquecer que também teremos o carnaval da inclusão para crianças e adultos especiais, suas famílias e amigos, que pelo segundo ano vai diversificar a festa. E desta vez o Polo da Inclusão vai ser na entrada do Marcos dos Corais, um local maravilhoso, que vai ser cedido pela prefeitura”, completou Dinho.

JARAGUÁ FOLIA

Se durante o dia a temperatura da festa estará em alta, à noite não será diferente. É o que garante o jornalista e criador do Jaraguá Folia, Edberto Ticianeli. Ele é o responsável pela festa na sexta-feira, 10 de fevereiro.

Ao comentar sobre a agitação dos bastidores da festa, ele lembrou que são 23 anos de criação com o saudoso amigo Tanagy Andrade, sendo 21 de desfile, por conta do período crítico da pandemia.

“O Jaraguá Folia é um sucesso desde o início, pois reúne todos os ritmos, do frevo, que predomina, o samba, o maracatu, Bois, bate lata, mas tudo de forma acústica. Não tem nada de eletrônico. É o povo e as orquestras que fazem a festa”, se orgulha Ticianeli.

Ele também ressaltou o apoio da Prefeitura Municipal de Maceió, que este ano ajudou na retomada da festa e na dispersão da folia. Na Praça Dois Leões, onde haverá o encerramento do Jaraguá Folia, o público poderá aproveitar o show de Elba Ramalho, a partir da meia noite e até 2h da manhã. Assim, é recuperada uma tradição que já contou, em prévias passadas: Moraes Moreira, Alceu Valença e Armandinho, além de Dôdo e Osmar.

Artigos Relacionados

Por conta da novidade, a organização traçou uma nova estratégia para o final dos desfiles, que terá um desvio de foliões na Associação Comercial para a praça atrás do prédio. A medida vai e evitar o congestionamento de pessoas no local do show, no final da Rua Sá e Albuquerque.

Tudo está sendo articulado com o apoio da SMTT e todo o staff municipal para garantir acesso e tranquilidade para quem quiser acompanhar o fechamento dos desfiles.

“Nós estamos sendo surpreendidos com a quantidade de blocos que estão comunicando que vão desfilar. Novos blocos que estão sendo cadastrados. São muitas orquestras se cadastrando. Isso é muito positivo. Há um clima de volta e alegria com o reencontro”, completou Ticianeli.

De acordo com os últimos dados, pelo menos 70 blocos, todos com músicos próprios, além das outras manifestações artísticas, devem desfilar. Isso lhe possibilitou estimar que o Jaraguá Folia, do Museu Théo Brandão até a Praça Dois Leões, terá uma circulação de mais de 60 mil pessoas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas