Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Vereador gaúcho chama mulher de “neguinha” e “puta” em audiência

O vereador Francisco Romeu da Silva Vilela, conhecido como Xico Vilela, será investigado pelo crime de injúria racial

O vereador de Canguçu (RS) Francisco Romeu da Silva Vilela (PP), conhecido como Xico Vilela, será investigado por injúria racial.

Em audiência realizada pela Câmara Municipal do município na segunda-feira (5/6), o parlamentar se referiu a uma servidora como “neguinha” e “puta”.

Leia também

A sessão era transmitida no momento em que o vereador se inclina e cochicha as ofensas com o colega do lado. Xico Vilela, no entanto, não se deu conta que o microfone ainda estava ligado.

A servidora agredida estava na plateia, mas não percebeu a ofensa. Só se atentou após colegas a alertarem que ao proferir as agressões, Xico mencionou o pai da vítima.

“No outro dia de manhã de novo, o meu telefone não parou de tocar. As pessoas dizendo ‘escuta direito, porque ele fala o nome de alguém’. Aí me dei conta de que era de mim que ele estava falando”, explicou a mulher, que não teve o nome divulgado.

Nas redes sociais, o Progressistas, partido do vereador, se manifestou sobre o caso. No texto, a legenda trata o crime como “um caso isolado”, que em nada reflete a ideia da cúpula do partido. Veja o comunicado:

“Diante dos fatos ocorridos recentemente, em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Canguçu (no momento em que a sessão estava suspensa), fatos estes que atentam contra a dignidade da pessoa humana, o Progressistas esclarece que esta atitude foi um ato isolado, que em nada reflete a ideia e a conduta da Executiva, seus filiados, Vereadores e Suplentes. O Partido Progressista sempre se pautou pela pluralidade, diversidade e igualdade em todos os setores.

Assim, o Progressistas, através de sua executiva, com este ato, se solidariza com todos que têm sofrido algum tipo de constrangimento e discriminação e reafirma o compromisso com a promoção da igualdade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, repudiando toda e qualquer manifestação preconceituosa, misógina e discriminatória, principalmente no que se refere a grupos sociais que historicamente lutam por equidade nesse país.

Por fim, o Progressistas, através de sua executiva permanecerá atento e firme com posicionamentos que visem preservar o Estado Democrático de Direito, sobretudo direitos adquiridos ao longo de muitas lutas sociais”.

A Polícia Civil da região investigará Vilela por suspeita de injúria racial, uma vez que a servidora registrou boletim de ocorrência contra o vereador. Xico Vilela não se manifestou.

O Metrópoles questionou a Câmara Municipal de Canguçu sobre eventuais punições ao parlamentar, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta. O espaço segue aberto.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas