Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Vereador em Cubatão, SP, ofende e ameaça equipe médica em testes de Covid

Caso foi registrado na Delegacia Sede de Cubatão (SP) e será investigado

Um vereador de Cubatão, SP, foi acusado de ameaçar e xingar uma enfermeira, de 36 anos, em uma carreta para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19 no Pronto Socorro da cidade. A informação foi confirmada ao G1 nesta segunda-feira (15) e o caso foi parar na Delegacia Sede da cidade, onde foi registrado como injúria e ameaça.

De acordo com a Polícia Civil, o caso ocorreu no PS de Cubatão, localizado na Avenida Martins Fontes, no Jardim 31 de Março. Segundo o registro da ocorrência, a profissional de saúde estava realizando o atendimento quando o vereador Antonio Vieira da Silva, conhecido como Toninho Vieira (Progressistas), chegou ao local filmando os pacientes que estavam realizando exames e, em tom de ofensa, passou a xingar a enfermeira e os demais colegas de trabalho.

Leia também

Em entrevista ao G1, a profissional, que preferiu não se identificar, explicou que, naquela tarde, foram chamá-la para falar que o parlamentar estava questionando o motivo da demora no atendimento de pacientes. "Não tem problema nenhum ele fazer esse questionamento, o problema foi a forma como ele abordou a gente", afirma. Ela conta que foi até a entrada da carreta para encontrar com o vereador e foi recebida pelo homem, que estava gritando sobre a demora no atendimento e sobre a espera de vários pacientes.

Na ocasião, a enfermeira explicou para Toninho que ninguém aguardava por muito tempo para atendimento e que existe um protocolo a ser seguido, conforme o relatado à reportagem. Ainda segundo ela, após explicar todos os procedimentos, o parlamentar passou a gritar novamente e questionar se não havia funcionários suficientes.

Diante disso, a enfermeira levou Toninho até o interior da carreta para mostrar que a equipe estava trabalhando e que os processos para encaminhar os pacientes eram burocráticos. "No momento em que ele entrou e viu que tinha pacientes, começou a gritar que era um absurdo eles ficarem esperando ali dentro da carreta", afirma.

"Falei que ele estava gritando muito e pedi para que ele se retirasse. Nesse momento, ele começou a chamar as enfermeiras de lerdas e me chamou de incompetente. Começou a ofender, falando que estávamos demorando de propósito", relata a enfermeira. Depois da confusão, ela pediu para uma colega acionar a Polícia Militar e os dois saíram da carreta.

"Quando eu subi na carreta, todos os profissionais estavam choraram, os pacientes ficaram indignados com aquela cena. Eu desci e falei que ele era a vergonha do Brasil, que estava usando a pandemia para se colocar em algum lugar de poder. Inclusive, ele fez ligação falando que me queria fora do pronto socorro", afirma.

Depois de algum tempo, a Polícia Militar chegou ao local, mas o vereador já havia ido embora. A equipe orientou a enfermeira a fazer o registro na Delegacia Sede de Cubatão, o que foi feito. "Quando nos reunimos para bater o ponto, estava todo mundo chorando, falando que não sabia se voltava para o próximo plantão, porque estava muito difícil ficar sem ver a família e ainda ser humilhada. Foi constrangedor. Nos sentimos oprimidas", finaliza a enfermeira.

Em contato com o G1, o vereador Toninho Vieira informou que moradores entraram em contato com ele devido a demora para fazer o testes da Covid-19 e que foi até o local para cobrar, já que entende isso como obrigação do cargo.

Ainda conforme ele, a enfermeira começou a falar alto e dizer que o vereador estava atrapalhando o serviço dos profissionais. "Jamais faria ou falaria algo para prejudicar qualquer funcionário, seja ele técnico, enfermeiro, ou outra pessoa qualquer, apenas questionei o porquê da demora", finaliza.

Procurada pela reportagem, por meio de nota, a Prefeitura de Cubatão afirma que lamenta profundamente a conduta do vereador Antônio Vieira, presta toda a solidariedade à enfermeira agredida verbalmente e aguarda o resultado das investigações da Polícia Civil para adotar todas as medidas judiciais cabíveis.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas